Diversidade nas Empresas
Já lá vai o tempo em que as empresas
contratavam empregados tipo, dando preferência a pessoas que coincidissem
na imagem e no pensamento.
Hoje a diversidade cultural é fundamental e dela pode mesmo depender
o sucesso de uma empresa.
Houve alturas em que grande parte das empresas implementadas
no mercado tinha preferência por um certo tipo de empregado. Preferia-se
que, de certa forma, fossem todos parecidos e que partilhassem, até,
as mesmas filosofias de vida. Hoje a situação alterou-se.
Diversidade da força de trabalho
Ter uma força de trabalho multicultural é a melhor solução
que qualquer empresa pode adoptar. Para além de ser eticamente
mais correcto, é uma solução que só traz vantagens.
Dá-se igual oportunidade a qualquer pessoa sem a prejudicar por
ela ter uma cultura, religião ou filosofia de vida diferentes.
No entanto, dar valor às minorias não significa desvalorizar
as massas; significa, sim, dar o devido valor a todos, sabendo ver o que
de melhor cada um consegue dar.
Quais as vantagens?
As empresas beneficiam de uma força de trabalho multicultural;
A diversidade é uma grande arma quando se compete no mercado global;
Pessoal qualificado em diferentes áreas é sempre uma mais
valia para alcançar mercados até então fora do alcance
da empresa.
Mesmo quando a empresa não tem interesses em mercado estrangeiros,
a diversidade é fundamental. Porque é do confronto de ideias
diferentes que surgem os melhores projectos.
Como conseguir diversidade
na sua empresa
Faça
um balanço a cerca das necessidades dos grupos minoritários e as necessidades
da força de trabalho como um todo;
Não
exclua os empregados pertencentes ao grupo maioritário em detrimento das
minorias. A diversidade tem a ver com todos e está vocacionada para ajudar
qualquer empregado;
Adopte
esta filosofia logo desde o início, para que toda a gente saiba.
Finalmente, nunca baixe os seus objectivos nem nunca dê a impressão que
facilitou os objectivos em prol da diversidade. Diversidade tem a ver
com qualidade, produtividade e sucesso.
Faça com que cada elemento da sua empresa perceba e transmita essa ideia.
SW