Como
lidar com as críticas
Todos nós já sofremos críticas.
Mas será que sabemos lidar com elas? Algumas críticas são
boas e deixam-nos muito satisfeitos, outras são desagradáveis
e fazem com que fiquemos furiosos. Mas antes de chegar ao estado de fúria,
há que perceber o carácter da opinião que lançaram
sobre nós, pois nem sempre possuem sentido depreciativo. Muito pelo
contrário.
Em primeira análise, uma crítica sobre o nosso trabalho
é sempre desconfortável. Não que seja negativa, mas
simplesmente porque o nosso desempenho enquanto profissional está
a ser observado e/ou posto em causa por colegas ou patrões.
Na maioria dos casos, uma crítica nunca é
bem aceite, mas o importante, primeiro que tudo, é perceber se
de facto estamos a ser alvo de uma crítica ou de uma afirmação
meramente opinativa. Se concluirmos que, de facto, fomos alvo de uma crítica,
a melhor atitude a tomar é tentar perceber se esta possui razão
ou não de existir.
Acreditamos e damos o melhor para que o nosso trabalho
não seja objecto de discussão, mas todos os profissionais,
nas áreas mais diversas, são avaliados pelo trabalho desempenhado.
Normalmente é difícil conseguirmos
abstrairmo-nos da produção do trabalho elaborado diariamente
por nós e avaliá-lo objectivamente, mas este é o
primeiro passo para podermos aceitar e lidar bem com as críticas
que nos são dirigidas.
Críticas Positivas
Muitas vezes as críticas
surgem apenas como forma de reconhecimento do nosso trabalho. Significa
que os colegas ou superiores estão de olho em nós e na maneira
como funcionamos, e valorizam-no. No entanto, o facto de o estarem sempre
a elogiar poderá ter os seus senãos, como o excesso de confiança
e uma maior despreocupação nas responsabilidades inerentes
à função desempenhada.
Embora sejam sempre bem vindas, as críticas
positivas podem aumentar em demasia o ego e prejudicar a actividade profissional.
Portanto, fique atento e não deixe que a vaidade tome conta de
si.
Críticas Negativas
Ao elaborarem uma opinião
depreciativa sobre o desempenho das suas funções, a reacção
mais imediata é a de criticar de volta. Está errado! A atitude
mais coerente é, depois de assimilar a crítica na sua totalidade,
perceber qual a natureza da mesma e se esta tem fundamento.
Muitas vezes são as críticas por partes de terceiros que
nos fazem perceber e corrigir os nossos erros e aperfeiçoar o que
se realiza posteriormente. Assim acedemos a uma posição
mais favorável pois conquistamos a oportunidade de melhorar a nossa
performance e aprender com os nossos erros.
As críticas negativas também podem ser
encaradas como um elogio e são a melhor forma de perceber as falhas
que cometemos para depois as corrigirmos.
Não se deixe abater pelas opiniões ou
censuras que os outros fazem de si. Aproveite ao máximo cada relato,
cada afirmação, cada declaração favorável
ou depreciativa para desenvolver e triunfar nas suas tarefas diárias.
Já dizia Óscar Wilde "Falem
de nós, nem que seja mal!"
AH