Notícias

ISCTE apoia carreiras globais

ISCTE apoia carreiras globais

Durante três dias o campus do ISCTE será palco de um evento de recrutamento totalmente orientado para o mercado internacional. A Go Abroad Week arranca a 30 de novembro e está focada em todos aqueles que encaram a carreira internacional como uma primeira opção.

27.11.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Estar munido de informação capaz de suportar uma decisão de internacionalização de carreira é tão relevante como estar bem preparado para uma experiência internacional ou ter sólidas competências técnicas. Foi esta convicção que sustentou a criação da Go Abroad Week, o evento do ISCTE Business School Career Services (IBS Career Services) realizado em parceria com o International Relations Office do ISCTE-IUL (IRO), dedicado à aproximação dos alunos com recrutadores internacionais.

Na próxima semana, de 30 de novembro a 2 de dezembro, o campus do ISCTE recebe uma nova edição do evento que trará a Portugal algumas das maiores empresas internacionais, num evento que não se restringe aos alunos da escola.?Durante os três dias do evento, estarão disponíveis perto de centena e meia de oportunidades de emprego e estágio nos vários continentes.

Este estímulo à internacionalização de competências é “prática corrente no modelo de ensino do ISCTE que incentiva os seus estudantes a somarem experiência em contextos globais para depois, se assim o entenderem, regressarem ao país aplicando o seu conhecimento”, explica Nádia Leitão, coordenadora do IBS Career Services que organiza o evento. Segundo a responsável, a Go Abroad Week visa “inspirar os alunos a olhar para o mundo como uma oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional, através da organização”. Para isso, tem como fio condutor um conjunto de sessões de apresentação de mercados de trabalho internacionais e palestras, focando questões como as melhores formas de comunicação com diferentes culturas, a utilização do networking para trabalhar no estrangeiro e outras.

Destinos diversos

A edição da próxima semana, contemplará dias dedicados aos continentes americano e asiático (30 de novembro), ao europeu (1 de dezembro) e a oportunidades de carreira nos Países de Língua Oficial Portuguesa (2 de dezembro). Ao longo de todos estes dias, decorrerão sessões práticas conduzidas por representantes de embaixadas, câmaras de comércio, empresas, académicos e convidados especiais, além da participação de recrutadores que estarão no ISCTE a identificar talento.?

O evento não está restrito aos alunos da instituição e aceita a inscrição de outros estudantes que procurem oportunidades de carreira globais, nomeadamente nos PALOP. Segundo a coordenadora do IBS Career Services, a crescente procura das empresas que recrutam para Angola e Moçambique, de profissionais naturais desses países, levou a organização do evento a estabelecer parcerias com a associações de estudantes angolanos e moçambicanos em Portugal de modo a garantir a diversidade de candidatos no evento e aumentar o leque de talentos com estas características a apresentar às empresas.

Três dias para escolher um destino:

30 de novembro
No primeiro dia da Go Abroad Week é dedicado aos continentes americano e asiático. O ISCTE recebe empresas como a Travelingua, Knowing Counts, o Centro Económico e Cultural de Taipei e o IRO que farão apresentações aos participantes e procurarão identificar talento no local. Neste dia, marcarão também presença a VidaEdu que abordará o dilema "iniciar a carreira ou fazer um gap year” e a AISEC que apresentará o seu programa de estágios internacionais destinado a futuros empreendedores. O calendário do dia fica completo com uma videoconferência com um representante da Zben Advisores (China) que irá apresentar o processo de recrutamento da empresa e um programa de estágios, e ainda a participação das empresas Eurochambres e Petrotec India, com apresentações sobre a cultura e a sociedade indiana. Estão também previstos para este dia dois workshops sobre comunicação intercultural e networking profissional no contexto internacional.

1 de dezembro
A Europa é o destino dos segundo dia do evento que contará com a participação dos embaixadores da Áustria e do Luxemburgo e representantes das embaixadas da Polónia, Malta e Turquia. Adicionalmente, a comitiva do segundo dia integrará também empresas que estarão a contratar para as suas operações em vários países da Europa como é o caso da EY Bélgica, Infosistema, Uniplaces, e diversas organizações europeias como a RotaJovem, IE Business School, Knowing Counts, IRO e VidaEdu, que marcarão presença através de apresentações. Para este dia está também reservada a apresentação de oportunidades de carreira na União Europeia, pelo Centro de Informação Jacques Delors e o testemunho de um alumni atualmente quadro da Google, na Irlanda.

2 de dezembro
No terceiro e último dia, a Go Abroad Week, está mais orientada para os Países de Língua Oficial Portuguesa e recebe a Galp Energia, o Millennium BCP, a PwC, a KPMG e a Delta que estarão a contratar para as suas posições em países como Angola, Moçambique e Cabo Verde. O calendário do evento fica completo com a MOVE que divulgará as oportunidades que oferece em micro consultoria, formação e microcrédito.



OUTRAS NOTÍCIAS
Investigadores unidos pela Web

Investigadores unidos pela Web


Para triunfar no mercado, um projeto empresarial tem de ser inovador, trabalhar com base em nichos, cumprir um modelo de negócio bem definido mas, sobretudo, tem de ser capaz de apresentar solu...

Winning vai certificar consultores de negócios

Winning vai certificar consultores de negócios


Resolução de problemas, trabalho em equipa, comunicação e pensamento crítico são, segundo o estudo “The skills agenda: preparing students for the future...

Capgemini está focada em Évora

Capgemini está focada em Évora


Até 2017, a consultora Capgemini quer somar 250 profissionais no seu Centro de Serviços Remotos, em Évora. O número representa um acréscimo de 100 novos postos de tr...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS