Notícias

Investigadores unidos pela Web

Investigadores unidos pela Web

É portuguesa, está em funcionamento desde outubro e foi criada por uma investigadora a pensar em todos os que se dedicam à pesquisa científica na área da oncologia. A plataforma Research Trial já soma utilizadores de 63 países.

27.11.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Para triunfar no mercado, um projeto empresarial tem de ser inovador, trabalhar com base em nichos, cumprir um modelo de negócio bem definido mas, sobretudo, tem de ser capaz de apresentar soluções para um problema. Foi daqui que partiu Ana Mamede quando decidiu dar o passo em frente e criar a Research Trial, uma plataforma que congrega quase tudo o que um investigador precisa para ter sucesso na sua investigação. Quase tudo, porque há etapas do processo em que Ana e a sua equipa não podem substituir os investigadores. Vinte e oito anos, uma licenciatura, um mestrado em Ciências Biomédicas e um doutoramento Biomedicina em fase final de conclusão, deram a Ana Mamede as bases necessárias para passar da teoria à prática e facilitar a vida aos colegas que investigam na área oncológica.

Com um percurso profissional que passou pela investigação básica na área das Ciências de Saúde, em particular na área da Oncologia, e um etapa do doutoramento – a experimental – concretizada através de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, teve oportunidade de participar em inúmeros projetos e eventos científicos, alcançando inclusive alguns prémios. Na essência, capitalizou conhecimento sobre as exigências e procedimentos que se colocam a um investigador determinado em fazer carreira na área da investigação. Foi a partir dai que decidiu criar a Research Trial, um website científico, inteiramente dedicado a investigadores na área oncológica.

A plataforma está disponível desde outubro deste ano e para a viabilizar Ana Mamede investiu dez mil euros. “Na plataforma podem ser encontradas inúmeras oportunidades de emprego, oportunidades de financiamento e eventos vários”, explica a fundadora da plataforma acrescentando que “com a falta de apoio financeiro sentido por muitas equipas de investigação de todo o mundo, os investigadores têm tentando encontrar alternativas às convencionais fontes de financiamento”. Uma opção que inspirou a criação da plataforma que reúne oportunidades de financiamento disponíveis para a área de investigação em Oncologia.

Focado em apoiar os investigadores em várias fases do seu processo e investigação, desde a procura de um laboratório de acolhimento para o seu projeto de investigação até à comunicação dos seus resultados, sem esquecer a informação à comunicação social e à comunidade, o Research Trial é assegurado por Ana Mamede e um outro elemento da equipa. Previstas estão já novas contratações nas áreas do Marketing e Comunicação, também estratégicas no seu conceito de negócio, e na área das Ciências da Saúde. A empreendedora também não exclui a diversificação da atividade para outras áreas. De resto, a sua ambição future é qua a plataforma que em pouco mais de um mês somou acessos de investigadores de 63 nacionalidades possa alargar-se a outras áreas de investigação além da oncologia.

BI Empresarial

Promotores:
Ana Mamede, 28 anos, mestre em Ciências Biomédicas

Data de criação:
Julho de 2015

Área de atividade:
A plataforma Research Trial foi pensada para agregar informação dispersa e facilitar a vida aos investigadores na área da oncologia, reunindo num só website as oportunidades de financiamento disponíveis para a área de investigação oncológica e prestando apoio aos investigadores nas várias fases do seu processo de investigação, desde a procura de um laboratório que acolha o seu projeto de investigação até à comunicação dos seus resultados.

Investimento inicial:
Dez mil euros, financiados com recursos próprios.

Empregos criados:
Dois, até ao momento, mas novas contratações na área das Ciências da Saúde, Marketing e Comunicação estão já previstas.

Público-alvo:
O público-alvo da Research Trial são os investigadores, mas a empresa prevê alargar a sua atividade á área da comunicação em Oncologia, passando assim a servir também a sociedade civil pela via da informação.

Página online:
www.research-trial.com



OUTRAS NOTÍCIAS
Winning vai certificar consultores de negócios

Winning vai certificar consultores de negócios


Resolução de problemas, trabalho em equipa, comunicação e pensamento crítico são, segundo o estudo “The skills agenda: preparing students for the future...

Capgemini está focada em Évora

Capgemini está focada em Évora


Até 2017, a consultora Capgemini quer somar 250 profissionais no seu Centro de Serviços Remotos, em Évora. O número representa um acréscimo de 100 novos postos de tr...

Sitel tem 300 vagas disponíveis no Porto

Sitel tem 300 vagas disponíveis no Porto


A empresa de outsourcing de atendimento Sitel prepara-se para inaugurar no próximo dia 26 um novo centro de comunicações no Porto que permitirá a criação de 5...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS