Uma quinta em Lisboa
Cândida Santos Silva deixou uma carreira sólida na área do jornalismo pela aventura do empreendedorismo. Depois de muitos anos a correr atrás de notícias, foi em busca da realização de um sonho antigo, o de ter um negócio próprio. E assim nasceu a Quinta do Saldanha, uma loja de vinhos e produtos gourmet que é também uma homenagem aos seus pais.
07.02.2013 | Por Maribela Freitas
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A Quinta do Saldanha está instalada no centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa, desde 2010. A sua especialidade é a venda de vinhos portugueses, chocolates nacionais e estrangeiros e produtos gourmet. “Era uma coisa que eu já andava a pensar há algum tempo, embora profissionalmente fizesse o que sempre ambicionei. Acreditei que era capaz de vestir a camisola por um negócio meu, tal como sempre fiz no jornalismo. Este negócio é muito sentimental, pois é também uma homenagem aos meus pais que tinham falecido recentemente e eram produtores de vinho no Douro”, explica Cândida Santos Silva. Na altura em que fundou a Quinta do Saldanha esta empreendedora e mais duas amigas criaram também a loja “Nas Nuvens”, especializada na comercialização de brinquedos vintage, localizada no Atrium Saldanha e que ainda hoje mantém.
O primeiro passo para o lançamento do negócio foi procurar os produtos certos. Conta Cândida Santos Silva que já tinha muitos contactos nesta área, fruto da sua anterior actividade profissional. Apesar disso fez uma pesquisa do que se produzia a nível nacional e só depois optou. Não fez nenhum plano de negócios, embora aconselhe futuros empreendedores a fazê-lo.
Atualmente e ao fim de dois anos de trabalho, a empreendedora refere que a Quinta do Saldanha está a passar por uma reestruturação. “A ideia é encolher o número de referências e aumentar a gama nessas mesmas referências”, salienta. Confessa que os hábitos de consumo dos portugueses mudaram nos últimos tempos e que os negócios têm de se adaptar ao que o cliente procura. Neste caso a aposta clara é nos vinhos portugueses de qualidade e no chocolate português e belga. A ambição para o futuro é criar uma marca própria de chocolate.
Contenção de custos e procurar produtos diferentes, são para Cândida Santos Silva pontos importantes para que um negócio floresça. Na altura em que avançou com a Quinta do Saldanha a crise económica não era tão intensa e embora tenha registado algum crescimento em 2012, tem os pés bem assentes na terra quanto às dificuldades que o Portugal atravessa. Entre 30 a 35 mil euros foi quanto a empreendedora investiu. “Recorri a capitais próprios e ainda não recuperei a totalidade do investimento”, refere. Este é um negócio sazonal, com picos de venda em algumas alturas do ano.
Gerir em tempos de crise não é tarefa fácil. A empreendedora começou esta aventura com grande optimismo e o crescimento não foi tão rápido quanto o esperado. Contudo não cruza os braços. “A aposta é em produtos de qualidade, com boa apresentação, preço competitivo e vendedor simpático”, finaliza a empreendedora.
BI Empresarial
Promotores:
Cândida Santos Silva, 41 anos, licenciada em história, com pós-graduação em ciências da educação e especialização em jornalismo.
Área de atividade:
Comercialização de vinhos, chocolates e produtos gourmet.
Data de criação:
Dezembro de 2010.
Empregos criados:
Três postos de trabalho.
Investimento inicial:
Entre 30 a 35 mil euros.
Perspetivas futuras:
A grande ambição é a criação de uma marca de chocolates própria.
Gerir na crise:
Na época económica conturbada que se vive e para se ser bem-sucedido há que optar pela contenção de custos, controlo de orçamentos, não fazer grandes stocks, procurar produtos diferentes e acreditar que a crise vai passar.
Conselhos:
O segredo está em saber com exactidão o que se quer fazer, elaborar um plano de negócios, ser optimista, não cruzar os braços e procurar manter a filosofia da abertura do projecto.
Pontos-Chave:
Para esta empreendedora é importante investir na qualidade dos produtos que disponibiliza, numa boa apresentação da loja e na simpatia do vendedor.
Website:
http://quintadosaldanha.com/
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