Ruben Eiras
AS EMPRESAS que investem no bem-estar afectivo da sua
força laboral obtêm trabalhadores mais produtivos. Esta é
uma das principais conclusões de um estudo conduzido por uma equipa
de investigação coordenada por Arménio Rego, docente
na Universidade de Aveiro.
A pesquisa tinha por objectivo verificar como o stresse se relaciona
com o bem-estar afectivo no trabalho realizado nas empresas "autentizóticas",
um termo utilizado pelo investigador para definir organizações
que primam pela sua "autenticidade baseada na confiança",
funcionando assim "como um elemento de equilíbrio psicológico
e de realização pessoal para o trabalhador".
A investigação baseou-se num inquérito que abrangeu
213 membros de 138 organizações operando em Portugal,
cuja idade média se cifrou em cerca de 33 anos e a antiguidade
média na empresa era de 7,6 anos.
Cada inquirido respondeu a um questionário que media os climas
"autentizóticos" das organizações segundo
as seguintes seis características: espírito de camaradagem,
credibilidade e confiança do líder, comunicação
aberta e franca com o superior, oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem,
equidade e conciliação trabalho-família.
A análise das correlações entre estas variáveis
demonstrou o grau máximo da associação positiva
entre o bem-estar afectivo e a produtividade nas organizações
"autentizóticas". Além disso, os empregados
mais produtivos também são aqueles que percepcionam que
a empresa permite conciliar o trabalho e a família.
Outros resultados do estudo confirmam que o stresse é mais fraco
entre as pessoas que denotam elevado bem-estar afectivo e percepcionam
as suas organizações como mais "autentizóticas",
nas quais imperam o espírito de camaradagem e o investimento
por parte da empresa no capital humano (oportunidades de aprendizagem
e desenvolvimento pessoal).
"Em resumo, o estudo constata a tendência que quanto mais
'autentizóticas' forem as organizações, menor será
o nível de stresse, maior será o bem-estar afectivo no
trabalho e mais elevada a produtividade individual", salienta
Arménio Rego.
Afinal, parece que não é só com um bom aumento
salarial que se compra a motivação.
Para aquele especialista, os resultados do inquérito provam que
as pessoas tendem a desenvolver o seu trabalho com maior entusiasmo
e dedicação quando se sentem ligadas afectivamente à
sua organização e "nutrem por ela um sentido do
dever de lealdade".
Ou seja, quando as organizações são mais "saudáveis"
- "autentizóticas" - para a vida dos colaboradores,
estes desenvolvem laços psicológicos que, segundo Arménio
Rego, "presumivelmente os catapultam para níveis superiores
de desempenho, fomentando assim a produtividade na organização".
Para tal, Arménio Rego recomenda que os gestores procurem instilar
credibilidade, confiança, justiça, aumentar as oportunidades
de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e criar formas de compatibilização
entre o trabalho e a família nas organizações que
lideram.
Cinco regras "felizes"
PARA O EMPRESÁRIO:
1- Contrate e promova com base no carácter e na motivação:
conhecimento e experiência são menos determinantes;
2 - Jogue xadrez e não damas: cada trabalhador é uma "peça"
única que deve ser tolerada e apreciada como tal;
3 - Dê a cada trabalhador um bom chefe: os trabalhadores zangam-se
muito mais com os chefes do que com as empresas;
4 - Preocupe-se com o crescimento dos trabalhadores: muna-os de capacidades
cada vez mais evoluídas exercidas em tarefas cada vez mais complexas;
5 - Nunca se considere dono de nada nem ninguém: goste genuinamente
dos trabalhadores e partilhe justamente o lucro que em conjunto gerarem.
PARA O TRABALHADOR:
1 - Como pessoa, queira, procure e aprenda a ser feliz: só aqueles
que estão eles próprios felizes podem fazer os outros
felizes;
2 - Nunca aceite o "não te rales e não te entales":
na empresa, mais do que um trabalho você tem uma carreira e exerce
uma vocação;
3 - Partilhe: a relação com a empresa só será
feliz na base de uma interacção não egoísta
que aumenta na medida em que é partilhada;
4 - Coloque os princípios acima das personalidades: goste genuinamente
dos seus colegas pelo que eles são - dizendo melhor, apesar do
que são;
5 - Cresça um pouco todos os dias na empresa: exerça e
aprimore constantemente os seus talentos, dissolva-se em algo grandioso.
Fonte: Amândio Vaz Velho, 2004