Num total de 2935 oportunidades de emprego partilhadas no universo Expresso Emprego (versão impressa e plataforma expressoemprego.pt), durante o último mês, 498 procuravam perfis especializados para o sector tecnológico. Este foi, de resto, o primeiro mês nos últimos quatro anos, em que o ranking mensal dos maiores recrutadores (ver tabela) é dominado quase em exclusivo por empresas tecnológicas.
A generalidade das empresas do sector apontam desafios e dificuldades à contratação, mas também à retenção, de profissionais para a área das tecnologias de informação. A dinâmica acelerada de crescimento que a área tem registado nos últimos anos, a saída de inúmeros perfis para carreiras internacionais (com remunerações e condições laborais, por vezes, mais aliciantes) e a desadequação das competências dos profissionais disponíveis no mercado face às necessidades das empresas, asseguram ao sector das Tecnologias de Informação um “lugar cativo” nos rankings de recrutamento nacionais.
Um estudo divulgado na semana passada pela consultora Hays, realizado em parceria com a Oxford Economics, comprova-o ao apontar Portugal como um dos cinco países do mundo com gap de competências do que toca à oferta e a procura de emprego. Esta disparidade afecta, segundo o estudo, maioritariamente, as áreas com maior dinâmica de contratação, onde se destacam as tecnologias de informação. Resolvê-la pode passar por aproximar novos públicos da área tecnológica e promover uma maior articulação entre a academia e as empresas. Mas nem só de tecnologia se caracterizou em outubro o “mercado das oportunidades”.
Sem escapar ao que tem sido comum nos últimos meses a Engenharia destacou-se como o segundo sector com maior dinâmica nas contratações (com 449 oportunidades divulgadas para várias áreas de especialização) e na terceira posição da lista está a Banca, Seguros e área Financeira, que assegurou a divulgação de 427 oportunidades de emprego no último mês, através das plataformas Expresso Emprego. A destacar-se pela positiva estão também os sectores da Construção e Indústria e do Imobiliário que registaram uma ligeira subida nas oportunidades divulgadas.
Quem recruta mais*
É tecnológico o ranking dos maiores recrutadores do mês de outubro. Com exceção da terceira posição, ocupada pelo Grupo ICIL, focado na área da saúde ocupacional, as empresas que mais se destacaram no último mês pelo seu dinamismo nas intenções de contratação estão todas ligadas à área tecnológica e têm oportunidades disponíveis nos vários ramos do sector.
1º Gfi Portugal
2º Bosch Termotecnológica
3º Grupo ICIL - Medicil/Inogroup
4º everis
5º Olisipo
6º PrimeIT
7º Ceiia
8º Altran
9º BOLD Internacional
10º Bee Engineering