Durante um ano, o Grupo Auchan estará, em parceria com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), a selecionar ideias e projetos inovadores, capazes de revolucionar o sector do retalho e alavancar a inovação nas várias marcas ou empresas do Grupo Auchan (Jumbo, Pão de Açucar, Box, centro comerciais Alegro e Oney). A cada mês, o programa Auchan Startup SCAN selecionará dez projetos e dará a possibilidade aos seus mentores de apresentarem as suas propostas perante o painel de especialistas da Auchan e da Nova SBE. Os produtos ou projetos que convencerem, o júri poderão vir a ser aplicados no contexto Auchan, seja através da sua venda e distribuição na lojas do grupo ou contando com o apoio da Auchan na concretização dos projetos a aplicar internamente.
O Auchan Startup SCAN é uma iniciativa da empresas da Auchan Holding Portugal - Auchan retail, Immochan e Oney - em parceria com o centro de empreendedorismo na Nova SBE e visa “identificar e selecionar startups, empreendedores e investigadores para sessões exclusivas com executivos da Auchan, permitindo a apresentação de ideias e soluções inovadoras, com um primeiro contacto para uma posterior exploração de sinergias e potenciais negócios”, explica Solange Farinha, diretora de Inovação da Auchan Retail Portugal. O grande objetivo é, segundo a diretora, incentivar o empreendedorismo e “apoiar a identificação e seleção de ideias, produtos e soluções inovadoras que possam acrescentar valor ao grupo e às suas marcas Jumbo, Alegro e Oney”.
O programa que tem duração prevista de um ano, mas cuja continuidade é quase dada como certa, definiu várias áreas de interesse relacionadas com a sua atividade: Novos Produtos e Serviços, Soluções que melhorem a experiência do consumidor, Soluções de pagamento e ferramentas financeiras capazes de facilitar as transações e Ferramentas de Relacionamento, de Marketing ou Publicidade, para promoção, divulgação e fidelização. Contudo, apesar destes vectores estratégicos, Solange Farinha realça que “além destas quatro áreas, a Auchan não deixará de avaliar todas as candidaturas, mesmo que de outras áreas, que potencialmente possam acrescentar valor”.
Um match entre as ideias e a empresa
Miguel Muñoz Duarte, professor de empreendedorismo e diretor-executivo do Nova SBE Venture Lab, destaca a relevância do Startup SCAN na identificação de startups e empreendedores, apontando como objetivos estratégicos do programa a criação de “uma forma de comunicação direta das startups e empreendedores com a Auchan, dando-lhes a possibilidade de acesso aos canais do grupo”. Segundo o diretor executivo do Venture Lab da Nova SBE, “para a Auchan os objetivos são, essencialmente, identificar produtos interessantes para, ou vender no retalho do grupo ou testar nas suas operações enquanto clientes, bem como permitir à Auchan e aos seus executivos e diretores conhecer as inovações que a comunidade de startups e empreendedores está a criar”.
Segundo Miguel Muñoz Duarte, “o Startup SCAN decorre em call contínuo através do site, havendo uma seleção mensal das ideias e projetos que nesse mês serão apresentados”. Por mês serão selecionados dez projetos que passarão à fase de pitch. “Nestas sessões, os selecionados apresentarão os seus projetos a um grupo de diretores e responsáveis de marketing e inovação do Jumbo, Alegro e Oney”, explica Solange Farinha acrescentando que após cada apresentação, “se houver interesse de ambas as partes, os empreendedores e stratups poderão conseguir contacto e reunião com os respetivos departamentos e responsáveis, ter acesso aos canais de distribuição Auchan, vendendo os seus produtos através de alguma das insígnias de retalho Auchan e, tornar-se fornecedores de uma solução interna para alguma das empresas da marca”. Para Solange Farinha, o programa agora lançado cumpre o objetivo da empresa de “trazer a cultura de inovação e empreendedorismo para dentro da companhia”.