Solvay e Hovione distinguem o melhor da inovação nacional
São já conhecidos os projetos vencedores da segunda edição do Solvay & Hovione Innovation Challenge. As duas empresas uniram-se para premiar com 20 mil euros o trabalho de investigadores e empreendedores portugueses.
29.12.2011 | Por Cátia Mateus

PARTILHAR
Foram selecionados entre 44 projetos a concurso e representam o que de melhor se faz na investigação nacional, mas também o longo caminho de evolução que o país já percorreu nesta matéria. São dois os projetos distinguidos este ano no Solvay & Hovione Innovation Challenge (SHIC’11), a competição de inovação apadrinhada pela Solvay e a portuguesa Hovione, especialista em saúde humana. Mais do que premiar monetariamente o melhor da inovação nacional, a distinção é o símbolo da clara intenção das duas empresas, em manter uma ligação direta com as universidades e as estruturas de investigação do país.
O projeto Dye-Sensitized Solar Cells: a new vision for making it a competitive technology, de Adélio Mendes, Luísa Andrade e Joaquim Gabriel – docentes investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – foi o grande vencedor do Prémio Solvay, vocacionado para as áreas da química, engenharia química, de materiais e ambiente.
No desenvolvimento deste projeto a equipa de investigadores contou com a colaboração do Laboratório de Engenharia dos Processos, Ambiente e Energia, do Departamento de Engenharia Química e do Instituto de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Porto. A ideia desenvolvida pela equipa vencedora incide na produção de energia através de painéis fotovoltaicos instalados nos vidros dos edifícios. Trata-se de uma configuração discreta e singular, pensada para vidros duplos sem lhes retirar a componente estética. O projeto que abrange células fotovoltaicas ambientalmente sustentáveis, permitirá ainda amortizar o preço dos painéis, apenas pelo consumo de energia elétrica produzida, sem que os responsáveis tenham de esperar pelos subsídios do Estado. A viabilização deste projeto permitirá ainda a criação de um número ainda indeterminado de postos de trabalho.
Já o Prémio Hovione foi mais direcionado para a área do desenvolvimento farmacêutico. A empresa distinguiu o projeto Molecularly Imprinted Devices for purification of API’s, desenvolvido pela investigadora Teresa Casimiro, do Laboratório REQUIMTE, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com a colaboração das investigadoras Ana Isabel Ricardo, Mara Soares da Silva e Raquel da Costa Viveiros.
A ideia das investigadoras consiste no “desenvolvimento de dispositivos de purificação de ingredientes farmacêuticos ativos (API’s), através da síntese de polímeros com afinidade, utilizando tecnologia supercrítica, bastante mais sustentável para a produção deste tipo de dispositivos”, explica a organização.
A competição, que envolveu personalidades do universo académico e estruturas de investigação nacional, atribuiu ainda duas menções honrosas. Uma ao projeto Affinity Layering - An Innovative Approach Towards Cancer Theranostics, da equipa do Grupo de Energia Biomolecular da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, liderada por Ana Cecília Roque com os estudantes de doutoramento Ana Sofia Pina, Íris Batalha e Susana Palma. Outra à ideia liderada por Miguel Ângelo Rodrigues, Luís Padrela, Henrique Santos Matos, Edmundo Gomes de Azevedo, Lídia Veloso Pinheiro e António Neves de Almeida, do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Farmácia: o Super-minocycline, The satble, high-temperature resistant novel minocycline polymorph.
Direcionado a docentes, investigadores e estudantes universitários portugueses, o SHIC tem como missão diferenciar e apoiar ideias e projetos na área da investigação científica, um segmento para a competitividade nacional. Além de responsáveis da Solvay e da Hovione, o júri do concurso integrou representantes da Sociedade Portuguesa de Química, do Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros, do Colégio de Especialidade em Indústria farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos e da Agência de Inovação.
No encerramento da cerimónia de entrega dos prémios, o conselheiro de Estado e neurocirurgião, João Lobo Antunes, realçou a importância da iniciativa e da investigação científica no meio académico. “Devemos celebrar de forma persistente os projetos criados nos laboratórios das faculdades portuguesas. O ensino universitário deverá ter como missão aliar-se á indústria e à produtividade, contribuindo para o aumento do PIB nacional”, enfatizou reforçando que “o investimento em I&D no país é ainda de apenas 1,9%, um valor abaixo do objetivo de 3% estipulado pela Comissão Europeia”.
O prémio monetário atribuído às ideias vencedoras (que totaliza 20 mil euros) servirá para financiar a execução dos projetos, mas este não é o único estímulo que as empresas oferecem aos vencedores. “Cada uma das equipas terá a possibilidade de realizar contactos privilegiados com a comunidade empresarial, potenciando a sua visibilidade e a apoiando a angariação de interessados na concretização destas ideias”, garante a organização da competição.
OUTRAS NOTÍCIAS
A Galp Energia e a Petrobras acabam de firmar uma parceria que visa o lançamento de um programa de formação avançada e de investigação conjunta na área da Geo-engenharia de Reservatórios. O acordo de ...
Ligação direta. Assim se poderia definir o relacionamento atual das grandes empresas presentes em Portugal com as universidades. Há muito que as organizações apostaram em estreitar a sua ligação ao me...
Que a Europa paga caro o desemprego dos seus jovens já não é novidade, mas agora esse custo expressa-se em números reais. Bruxelas divulgou esta semana os resultados de uma análise que revela que a el...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMOS EMPREGOS
Adecco Recruitment
22.02.2025 | Lisboa, Portugal
| Referência: 2248604
A Adecco Recruitment encontra-se a recrutar 1 Advogado Associado (m/f) para integrar uma Sociedade de Advogados, localizada em Lisboa.Procuramos um Advogado Associado (entre 2 a 5 anos) conhecimentos sólidos em Direito Imigração.Requisitos - Experiência...

PARTILHAR
Adecco Recruitment
22.02.2025 | Porto, Portugal
| Referência: 2248605
Adecco Recruitment recruta uma Assistente Executiva (M/F) para um grande grupo sediado na Póvoa de Varzim. Esta função terá reporte direto ao administrador do grupo. ResponsabilidadesOrganizar agenda e assessorar em assuntos diversos o próprio administra...

PARTILHAR
Autoridade da Concorrência
21.02.2025 |
| Referência: 2248209
As funções a desempenhar podem incluir, designadamente:
- Acompanhar os assuntos internacionais com relevância para a AdC, promovendo os contactos necessários, nomeadamente no âmbito da Rede de Concorrência Europeia (ECN), das instituições da União Eu...

PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
27.01.2025|online
| Referência: 19192
Data da formação: 26 fevereiro 2025
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
27.01.2025|online
| Referência: 19188
Data da formação: 20 fevereiro 2025
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
27.01.2025|online
| Referência: 19187
Data da formação: 19 fevereiro 2025
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR