Notícias

Quem contrata nas TI

Quem contrata nas TI

Arranca segunda-feira a primeira edição da IT JOB FAIR'15, a feira virtual de emprego tecnológico organizada pelo Expresso Emprego. Durante seis dias, 29 das melhores empresas nacionais do sector das tecnologias de informação, com centenas de vagas em aberto, vão estar online a contratar. Há oportunidades nacionais e internacionais, num evento pensado para potenciar carreiras e aproximar candidatos de excelência a empresas de topo.

17.04.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Durante seis dias, de 20 a 26 de abril, o Expresso Emprego promove online a IT JOB FAIR'15 (itjobfair.expressoemprego.pt), a primeira feira virtual de emprego tecnológico organizada pelo suplemento de emprego e carreiras do Expresso. O evento reúne 29 parceiros de peso, entre empresas, recrutadores e instituições de ensino, que participam com a missão de identificar talento entre os portuguesas e recrutar os melhores especialistas de tecnologias de informação, para centenas de oportunidades disponíveis no mercado. ?

Nos próximos cinco anos, a Europa deverá criar 900 mil empregos na área das tecnologias de informação, segundo uma estimativa da Comissão Europeia. Em Portugal, a mesma previsão aponta para que em 2020 exista um défice de perto de 15 mil profissionais no sector. Para os principais especialistas nacionais em recrutamento, os dados tornam claro aquilo que há muito se sabe: há potencial de emprego na área tecnológica e o sector das Tecnologias de Informação vai manter a sua dinâmica de contratações. Para ajudar a aproximar os candidatos do mercado e potenciar a sua contratação, o Expresso Emprego agregou numa só plataforma algumas das melhores tecnológicas a operar em Portugal, com potencial de expansão e múltiplas necessidades de contratação ativas. ?

Ao todo são 29 empresas, centenas de vagas em aberto e seis instituições de ensino, unidas no desígnio de aproximar o talento das oportunidades e necessidades do tecido empresarial nacional. Através da plataforma criada para o evento, os canditados podem aceder às oportunidades que serão disponibilizadas pelas empresas, ao longo dos seis dias em que decorrerá a feira. Várias surpresas estão pensadas. A participação no evento é gratuita para quem procura emprego, mas para “entrar” na feira é necessário que os candidatos efetuem o seu pré-registo. A partir daí, passam a ter disponíveis as oportunidades divulgadas pelas empresas e estarão também online para os vários desafios que os recrutadores vão lançar durante toda a semana, e que servirão de primeiro crivo para a seleção de candidatos.?

Para que melhor se preparem para uma participação bem sucedida na IT JOB FAIR'15, o Expresso Emprego disponibilizará aos participantes algumas funcionalidades úteis que permitirão, por exemplo, uma melhor preparação das entrevistas ou até a organização da apresentação dos candidatos às empresas. Além da área de ofertas e desafios de recrutamento, o evento fornece aos candidatos informações detalhadas sobre as várias empresas participantes, os seus líderes e quem decide os processos de contratação. O objetivo é que ao preparar a abordagem à empresa ou caso seja selecionado para entrevistas presenciais, o candidato possa não só conhecer o posicionamento da empresa no mercado, mas também saber o que o espera no processo de seleção, conhecer os planos de carreira praticados na empresa ou até o percurso de carreira do seu líder e as competências que este mais valoriza quando contrata um novo elemento para a sua equipa. Fatores determinantes para fazer a diferença num processo de seleção.

Oportunidades para perfis diferenciados
Entre as 29 empresas presentes (ver caixa), há necessidades de contratação distintas para perfis diferenciados, sendo certo que as vagas a disponibilizar não se restringem apenas a perfis mais juniores e recém-licenciados. É o caso da Unit4. A tecnológica que recentemente instalou em Portugal um centro de nearshore, fixou como meta integrar até 2017 cerca de 250 profissionais. Gonçalo Leitão, vice-presidente executivo para a área de Serviços Globais da Unit4, realça que desde o arranque da atividade do centro, há cerca de três semanas, a empresa já recrutou 30 profissonais. Até ao final do ano, garante, “queremos integrar uma equipa de 120 profissionais”. A participação no evento é parte da sua estratégia de identificação de talento. Mas a empresa não é caso único.

?Apesar da sua ligação às universidades, onde também recruta diretamente, a Accenture vai estar na IT JOB FAIR a contratar. Susana Mata, managing director da empresa, quer através do evento “conhecer mais profissionais no mercado nacional e internacional”. Uma estratégia vital para a consultora que soma em Portugal uma equipa de 1300 elementos, tendo já formado ao longo dos seus 25 anos de atividade em solo luso mais 4000 profissionais, muitos ainda em funções na empresa.

?Para Joana Panda, consultora de recrutamento na área das tecnologias de informação da Hays, a mobilização que o evento gerou entre os recrutadores e o facto de agregar algumas das mais relevantes tecnológicas a atuar em Portugal, é revelador do bom momento que o sector vive em matéria de contratações, em solo nacional. “O momento atual no mercado das TI caracteriza-se por um elevado número de oportunidades de grande especificidade”, explica enfatizando que “as empresas demonstram forte motivação para a contratação de profissionais qualificados e experientes em vertentes tecnológicas muito específicas”. ?

O crescente investimento de multinacionais do sector no país e criação de emprego já consolidada e a que se perspetiva para os próximos meses levam també Joana Panda a reconhecer que “existem, comparativamente às necessidades de especialização das empresas, poucos candidatos disponíveis no mercado com as competências desejadas” colocando já dificuldades de contratação a algumas empresas. A especialista estima para 2015 “um ano de forte crescimento nas contratações do sector” e realça o imenso potencial de criação de emprego de uma área onde as carreira e os salários são aliciantes e cuja formação é urgente incentivar em Portugal. Esta é a primeira edição da IT JOB FAIR com a marca Expresso Emprego. Uma nova edição do evento poderá acontecer ainda este ano.

Detetores de talento
Fazer o match entre os melhores talentos do mercado e a empresas de excelência é o grande objetivo da primeira edição da IT JOB FAIR'15, que o Expresso Emprego inaugura na próxima segunda-feira. A partir da plataforma online do evento, agregada ao site de Emprego do Expresso, será possível aceder a centenas de ofertas de emprego, especificamente orientadas para perfis qualificados na área das tecnologias de informação que procuram uma oportunidade de carreira em Portugal ou no estrangeiro. A partir da plataforma, os candidatos podem ainda conhecer quem lidera os processos de contratação em cada uma das empresas, o seu percurso profissional e ao que os espera no processo de seleção, preparando-se assim para uma entrevista de sucesso. 

. Accenture
. agap2 IT 
. Altitude
. Altran
. Anubis Networks?
. BEE Engineering
. BOSCH Car service
. CEIIA 
. Claranet?
. Closer?
. Compta ?
. EGOR?
. GMV 
. Growin ?
. Hays?
. Imaginary Cloud
. Integer
. ITEN?
. KCS iT
. Michael Page
. Novabase?
. Outsystems
. PrimeIT
. RUMOS ?
. Smart Consulting?
. Think Attitude?
. UNIT4
. Upgrade?
. Winsig



OUTRAS NOTÍCIAS
Rumos Serviços procura especialistas

Rumos Serviços procura especialistas


A Rumos Serviços tem em curso um processo de recrutamento que visa reforçar a sua equipa nacional e internacional com especialistas na área da informática e das tecnologias...

Porque é que ela 'fogem' das TI?

Porque é que ela 'fogem' das TI?


Há emprego, é bem pago e até oferece oportunidades aliciantes de carreira em contexto global. Talvez por isso, para o presidente executivo da Google, Eric Schmidt, seja difí...

Quanto vale a sua marca no mercado?

Quanto vale a sua marca no mercado?


“Apesar da idade, do cargo que ocupamos ou da área de negócio em que atuamos, todos temos de compreender a importância do branding. Somos todos CEOs da nossa própria e...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS