Estão a decorrer até 30 de novembro as candidaturas ao Programa Escolhas que soma já seis edições. A iniciativa da Presidência do Conselho de Ministros está integrada no ACM – Alto Comissariado para as Migrações, e tem como missão promover a inclusão social de jovens de contextos socio-económicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades no acesso à educação e emprego e o reforço da coesão social.
Esta é a sexta edição do programa de âmbito nacional, criado em 2001, e as candidaturas para novos projetos devem ser submetidas através da plataforma do programa que ficará brevemente disponível. O Programa Escolhas está estruturado em cinco áreas estratégicas de intervenção: Educação e Formação; Empregabilidade e Emprego; Participação, Direitos e Deveres Cívicos e Comunitários; Inclusão Digital e Capacitação e Empreendedorismo.
O programa mantém protocolos com os consórcios de 141 projetos locais de inclusão social em comunidades vulneráveis, muitos dos quais localizados em territórios onde se concentram descendentes de imigrantes e minorias étnicas.