Notícias

Portugal recruta mais

30.07.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

OS ÚLTIMOS meses do corrente ano fazem prever um dinamismo crescente ao mercado laboral. De acordo com o Hiring Survey - inquérito às intenções de contratação das empresas portuguesas - promovido pela empresa de "executive search" MRI Worldwide, "85,4% das empresas portuguesas pretendem manter ou aumentar os seus quadros de pessoal durante o segundo semestre de 2004". A logística é o sector que mais trabalhadores deverá contratar até ao fim do ano.


Ana Luísa Teixeira, "managing partner" da MRI, encara com optimismo os resultados do estudo elaborado pela empresa que lidera. Para a responsável, "estes resultados mostram que há um sinal evidente de maior confiança por parte das empresas em aumentar as contratações nos últimos seis meses do ano".

Os dados retirados da inquirição de 615 empresas de vários sectores de actividade não deixam dúvidas. A tendência é manter ou aumentar os quadros de pessoal. São os sectores do turismo, produtos de consumo e farmacêutico os principais responsáveis pelas intenções de manutenção de colaboradores nos próximos meses. Contudo, Ana Luísa Teixeira salienta que o sector farmacêutico apresenta também uma forte apetência para recrutar novos quadros.

"Nas intenções de novas contratações quem lidera é o sector da logística com 43,1% dos inquiridos a manifestarem o desejo de aumentar os seus quadros de pessoal", explica o estudo. Logo a seguir, vem o sector do retalho, com 33,23% das empresas a perspectivarem um aumento de contratações.

A principal surpresa vem, segundo a responsável, "do sector da construção civil e obras públicas, onde se registou uma subida acentuada do desejo de aumentar o recrutamento". Os dados são favoráveis a quem procura um lugar no mercado de trabalho, mas Ana Luísa Teixeira salienta que "são as grandes empresas as que mais prevêem aumentar os seus quadros de colaboradores".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquiteto

Anónimo

Colaborador

Anónimo

Comercial / Diretor(a) Comercial

ERA BELÉM RESTELO & ERA ALCÂNTARA/AJUDA