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O segredo é personalizar

É durante a entrevista que os candidatos se diferenciam
07.07.2006


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Cátia Mateus

Face a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, há pequenos factores que podem ser determinantes num processo de recrutamento. A entrevista é, provavelmente, o momento mais temido pelos candidatos a emprego mas há estratégias para transformar este «momento de crise» numa oportunidade.

Yves Turquin, «managing» director da Transitar, empresa de «outplacement» da Lee Hecht Harrison Portugal, defende que «ter uma boa prestação durante a entrevista é um ponto a favor do candidato a emprego, mas para conseguir causar a melhor impressão, os entrevistados devem personalizar as suas entrevistas em função de cada oportunidade». Segundo o especialista, o primeiro passo a dar por parte dos candidatos, é obter o máximo de informações sobre os mercados e as áreas onde estão interessados em trabalhar.

Yves Turuin realça que «os recrutadores têm sempre um leque de candidatos prontos para ocupar a função disponível e precisam de identificar aquele que melhor se enquadra no perfil que procuram». Assim, o desafio de um candidato a emprego durante a entrevista é convencer o entrevistador de que é o candidato ideal para determinado cargo.

E para alcançar este objectivo, é determinante fazer o «trabalho de casa». «Para cada entrevista é necessário não só pesquisar o negócio da empresa, a ‘performance' financeira e a história, mas também a cultura e a indústria, o código do vestuário e qual o tipo de comportamento esperado», explica Yves Turquin.

O responsável da Transitar dá mesmo algumas sugestões para reunir o maior número de informação sobre a empresa, com rapidez e eficiência. O primeiro passo é consultar o «site» da empresa, dando atenção não apenas às informações disponíveis sobre a instituição, mas também ao «layout». A sua análise permitir-lhe-á saber se a empresa é adepta de um estilo mais tradicional ou criativo, se a linguagem é casual ou mais reservada.

Além desta análise, pode pesquisar notícias sobre a organização em causa, procurando informar-se sobre a filosofia e a cultura da empresa. Falar com funcionários das empresas concorrentes ou com os seus contactos pessoais é também uma boa forma de se preparar para a entrevista.

Depois de recolhida esta informação, o seu desafio será aplicar este conhecimento durante a entrevista. Yves Turquin frisa que «ao ir para a entrevista, deve ter algumas ideias sobre o que quer comunicar, estar suficientemente à vontade com a filosofia da empresa para lidar com questões que não tinha previsto».

Para o especialista, o fundamental é que os candidatos entendam que a entrevista não é acerca deles, mas sim sobre a empresa que os vais recrutar e o negócio que desenvolve.





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