Noruega, o líder do desenvolvimento humano
É um país de excelência, onde o mérito e a qualidade determinam as contratações e fazem evoluir os profissionais. A Noruega é um destino cada vez mais aliciante para os portugueses que procuram oportunidades de carreira além-fronteiras.
27.07.2012 | Por Cátia Mateus
PARTILHAR
Os engenheiros são mais beneficiados com oportunidades de emprego neste país que tem sido considerado pela ONU como líder mundial do desenvolvimento humano.
A Noruega tem atualmente cerca de cinco milhões de habitantes, mas estima-se que em 30 anos o número esteja já nos oito milhões de habitantes. A justificar este crescimento está não só uma sólida política de natalidade que incentiva os casais a terem filhos, mas também uma elevada taxa de imigração. São cada vez mais os estrangeiros que escolhem a Noruega para trabalhar. Oportunidades não faltam num país onde sector energético tem um peso notório na economia, mas onde faltam profissionais altamente qualificados em algumas áreas. A engenharia é a que gera maiores lacunas. Para suprir o seu défice de profissionais em áreas-chave, as empresas norueguesas recrutam cada vez mais nos seus parceiros europeus. Portugal é um fornecedor de eleição. Há empresas na Noruega onde o número de colaboradores portugueses já se equipara muito aos nativos do país.
Só a FMC Technologies, emprega na Noruega mais de 40 engenheiros portugueses. A empresa é das muitas que recorre aos serviços da rede Eures - em Portugal representada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) - para recrutar engenheiros portugueses. Segundo o instituto, “as ações de recrutamento de profissionais portugueses para a Noruega foram iniciadas em 2007, chegando os primeiros portugueses ao território em 2008”. Os dados do IEFP apontam para uma colocação superior a 550 portugueses no país.
Tiago Nunes é um deles. O jovem engenheiro mecânico de 31 anos, foi dos primeiros a ser recrutado neste serviço da Eures. Chegou à Noruega em 2007 e garante que a experiência tem sido muito enriquecedora.Tiago integra os quadros da National Oiwell Varco como engenheiro de projeto. Sempre sonhou com uma carreira internacional e assegura que não podia ter encontrado melhor destino senão na terra das oportunidades.
A Noruega é um país com boas hipóteses de emprego em múltiplas áreas, a começar pela engenharia. Mas Tiago garante que há também oportunidades na saúde, educação, restauração e em funções mais técnicas como canalizadores, soldadores, mecânicos de automóveis, camionistas, trabalhadores da indústria metalúrgica, cozinheiros, padeiros e até cabeleireiros. E se na área da engenharia basta saber falar inglês para conseguir boas oportunidades, “em sectores como a saúde e a educação é necessário dominar a língua norueguesa”, explica o engenheiro acrescentando que para quem aspira a cargos de chefia é também fundamental falar norueguês. Ainda assim, à parte da dificuldade linguística, Tiago Nunes esclarece que os portugueses são muito bem vistos na Noruega “basta ver pelo número de portugueses que todos os meses chegam ao país e pelo interesse crescente das empresas norueguesas em Portugal”.
Um interesse que está prestes a conduzir Rodrigo Silva, outro engenheiro, ao território. Rodrigo é engenheiro mecânico e acaba de ser recrutado na última das missões de recrutamento para empresas daquele país, organizada pelo IEFP em Portugal. Concluiu a licenciatura em dezembro e desde janeiro que procurava emprego. Parte para a Noruega com a intenção de desenvolver a sua vida profissional e pessoal e, assegura, “conseguir a integração na sociedade norueguesa e fazer parte dessa nação”.
Esta necessidade de assegurar todas as condições de contrato ainda em Portugal é algo que para Tiago Nunes é muito importante. “Um português não deve viajar para a Noruega à procura de emprego sem ter algum em concreto ou um contrato com uma empresa. A vida na Noruega é bastante cara e sem emprego não é possível permanecer muitos dias”, alerta o jovem engenheiro há cinco anos no território.
E nesta missão de ligação às empresas locais, o papel da rede Eures pode mesmo ser vital. As oportunidades existem e o interesse das empresas nos profissionais portugueses também. Basta apenas fazer o mix entre a oferta e a procura e é isso que acontece nos Engeneering Mobility Days que por diversas vezes a rede, através do IEFP, já organizou em Portugal com elevada taxa de sucesso. “Para setembro está já prevista uma nova ação de aproximação aos empregadores de Stavanger e Oslo, prevendo-se uma nova ação de recrutamento em outubro”, explica o IEFP. A presença é obrigatória para os portugueses que tem este destino na sua lista de opções.
Energia lidera nas oportunidades
Com uma natureza a que ninguém fica indiferente, a Noruega atrai cada vez mais portugueses e outros cidadãos europeus que aqui escolhem desenvolver uma carreira à escala global. O país mantém o modelo social escandinavo baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado num regime abrangente de apoio social. Desde 2001 que a Noruega é classificada pela Organização das Nações Unidas como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano, sendo em 2007 também avaliada como o país mais pacífico do mundo. Apesar de ter rejeitado a adesão à União Europeia em dois referendos, a Noruega mantém laços estreitos com a UE e com seus países membros.
A economia norueguesa é sobretudo fundamentada no sector da energia, onde residem também as maiores e melhores oportunidades de emprego. “A área do petróleo offshore e toda a logística, produtos e serviços necessários para explorar, produzir e transportar petróleo são geradores de uma quantidade enorme de empresas e empregos”, explica Tiago Nunes. A Noruega atrai um número elevado de empresas multinacionais nas áreas das energias renováveis, eletrónica, alimentar e farmacêutica que asseguram emprego a um número elevado de colaboradores nacionais e estrangeiros. Mas estas não são as únicas área as assegurar emprego no país.
Outros sectores como a construção têm também um futuro promissor no país que tem uma área muito grande e onde faltam algumas infra-estruturas que, mais cedo ou mais tarde, serão criadas. Tiago Nunes dá como exemplo o novo aeroporto de Oslo cuja construção se iniciará em breve e também as estradas que “não são aquilo a que estamos habituados em Portugal”, enfatiza.
Em matéria de habitação, o país também surpreende pela organização. “Nas zonas urbanas, a arquitetura das casas é muito harmoniosa, organizada e consistente por todo o país, incluindo os centros das cidades”, explica Tiago Nunes que acrescenta “os espaços para crianças, por exemplo, são os primeiros a serem construídos quando se inicia uma urbanização”. Há também um vasto leque de infraestruturas destinadas a práticas desportivas.
A língua pode de facto ser o principal entrave para os profissionais portugueses. Ainda que o inglês seja suficiente para desenvolver a atividade profissional no país, é simpático até por uma questão de compreensão dos colegas e participação na sociedade, saber falar norueguês. Diz quem já passou pela experiência que a convivência e alguma determinação e curiosidade natural, facilitam a aprendizagem que, em si não é complicada.
O grande conselho para quem pensa rumar a este país é que não o faça sem ter emprego assegurado antes de sair de Portugal. A vida na Noruega é bastante cara e sem emprego, garante Tiago Nunes “não é possível permanecer muitos dias”.
OUTRAS NOTÍCIAS
E entre os profissionais, há um número cada vez maior a admitir que as férias vão ser a trabalhar. A crise está a testar a dedicação profissional e para os especialistas, o fenómeno é preocupante.
...
São os “condimentos” que dão cor e textura ao projeto de Sara Domingos: o Sabão Olivia, uma marca de sabão artesanal cujos tons, cheiros e texturas estão a encantar quem passa no atelier da artista pl...
“A ideia de lançarmos estes cursos deve-se a termos sido contactados por muitas pessoas que gostavam de entrar nesta profissão”, conta Maria João Caldeira, coordenadora de formação da ACPP. Todos os c...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17.01.2024
24-26 de fevereiro de 2024Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
O BEST Porto volta este ano a organizar a EBEC (Empowered BEST Engineering Competition), uma competição de engenharia, creditada pela Universidade do Porto com...
24-26 de fevereiro de 2024Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
O BEST Porto volta este ano a organizar a EBEC (Empowered BEST Engineering Competition), uma competição de engenharia, creditada pela Universidade do Porto com...
03.10.2023
A Adecco Portugal sugere-lhe a forma mais correta de responder às perguntas que lhe forem colocadas com recurso à técnica STAR.
A Adecco Portugal sugere-lhe a forma mais correta de responder às perguntas que lhe forem colocadas com recurso à técnica STAR.
03.10.2023
A Adecco Portugal faz uma lista dos erros mais comuns e que podem levar os recrutadores a descartar o currículo no processo de seleção. Um CV bem preparado é um bom começo para encontrar uma oferta de trabalho.
A Adecco Portugal faz uma lista dos erros mais comuns e que podem levar os recrutadores a descartar o currículo no processo de seleção. Um CV bem preparado é um bom começo para encontrar uma oferta de trabalho.
14.06.2023
Lei faz disparar regulamentação do teletrabalho na negociação coletiva. Menos de metade dos acordos focam despesas
Nos primeiros três meses do ano o número de profissionais em teletrabalho aumentou 5,5%, mais 46 ...
Lei faz disparar regulamentação do teletrabalho na negociação coletiva. Menos de metade dos acordos focam despesas
Nos primeiros três meses do ano o número de profissionais em teletrabalho aumentou 5,5%, mais 46 ...
25.05.2023
Contratos coletivos Em 2023 foram publicados 170 instrumentos de contratação coletiva, 128 com revisão salarial. Maioria aplica os 5,1% do acordo de rendimentos
Contratos coletivos Em 2023 foram publicados 170 instrumentos de contratação coletiva, 128 com revisão salarial. Maioria aplica os 5,1% do acordo de rendimentos
ÚLTIMOS EMPREGOS
Grupo Egor
04.10.2024 |
| Referência: 2199171
A SynchroTech, recruta .NET Developer para uma empresa especializada no Desenvolvimento de software à medida e serviços de garantia de qualidade de software, para posição Remota;
FUNÇÃO
Projetar, desenvolver e manter aplicativos...
PARTILHAR
Grupo Egor
04.10.2024 | Lisboa
| Referência: 2190293
The Bridge, by egor
A The Bridge encontra-se a recrutar Técnico administrativo na área de Collections para prestigiada empresa especialista em logística industrial que se dedica aos serviços de soluções de transporte e logísticos de...
PARTILHAR
Grupo Egor
04.10.2024 | Lisboa
| Referência: 2199901
COMPANY
We are recruiting a position of Accounts Payable for a global company leader in the transportation and logistics business located in Algés/ Lisboa.
JOB DESCRIPTION
Your main responsabilities are:
Ensure supplier account r...
PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
02.10.2024|online
| Referência: 19117
Data da formação: 28 outubro 2024
Faça a sua inscrição aqui.
PARTILHAR
APCER
02.10.2024|online
| Referência: 19116
Data da formação: 28 outubro 2024
Faça a sua inscrição aqui.
PARTILHAR
APCER
02.10.2024|online
| Referência: 19115
Data da formação: 28 outubro 2024
Faça a sua inscrição aqui.
PARTILHAR