Notícias

Nomes criativos feitos à medida

A Mr. CreativeNames produz nomes para empresas
01.04.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

UM ECONOMISTA, uma advogada, dois engenheiros, um arquitecto e dois linguistas criaram em Portugal um negócio «sui generis» onde a criatividade é a tónica dominante. A Mr. CreativeNames actua na área do «naming» e centra a sua actividade na produção de nomes comerciais para empresas. Trata-se de apoiar os empresários a encontrar a melhor designação para o produto ou serviço que tencionam dar ao mercado. Por 99 euros, a empresa fornece ao cliente três nomes estudados ao pormenor.

Consciente da importância que o nome de uma empresa tem para o sucesso da mesma, esta jovem equipa multidisciplinar encontrou na «Mr. Creative» o negócio ideal e um nicho de mercado ainda por explorar em Portugal.

Segundo Álvaro Castela, director-geral da empresa, «a dado momento a equipa, que reúne alguns elementos ligados à propriedade industrial e ao registo de nomes de firmas, entendeu que a escolha de nomes para empresas se tem vindo a tornar uma tarefa cada vez mais difícil e que esta seria uma área de negócio».

Na realidade, se na América existem algumas dezenas de empresas a prestar serviços de «naming», «em Portugal, depois de uma pesquisa de mercado, percebemos que não havia oferta específica neste domínio». Minimizando o receio resultante do carácter inovador deste projecto, a equipa de criativos decidiu avançar rumo à criação da empresa, que em 2003 conquistou os seus primeiros clientes.

Inicialmente direccionada para pequenas e médias empresas (PME), a «Mr. Creative» assume também um outro público-alvo: as empresas de publicidade. Álvaro Castela acredita que a empresa pode ser uma aliada para resolver a questão de nomes e registos que as empresas de publicidade e «marketing» enfrentam no seu dia-a-dia profissional.

Na criação desta empresa, a equipa investiu cerca de 20 mil euros. e o director-geral adianta que o retorno do investimento será alcançado dentro de um ano. A inovação do conceito não foi um entrave para a criação da empresa. A grande dificuldade foi, segundo o director-geral, a escolha dos colaboradores e parceiros necessários ao projecto.

Aquilo que começou por ser um pequeno gabinete onde se desenvolvia a actividade da empresa, evoluiu já para a criação de um sítio na Internet - www.mrcreativenames.com -, levando a empresa a transformar-se numa rede de seis colaboradores espalhados por três países.

Os objectivos da equipa de criativos passam por «fazer da Mr. CreativeNames o especialista número um de 'naming' em Portugal». A par desta ambição, Álvaro Castela avança que «a empresa quer conquistar o mercado brasileiro e criar uma delegação nos Estados Unidos».

Dicas para nomes de sucesso

. Escolha ou invente um nome fácil de fixar e pronunciar
. Lembre-se que o nome escolhido deve ser adequado ao que quer vender
. Adopte um nome que seja bem recebido pelo público-alvo
. O nome da sua empresa não tem necessariamente de descrever as características do produto/serviço
. Não escolha um nome genérico
. A designação que escolher tem de ser lícita
. O nome que escolher tem de estar disponível
. O nome que escolher deve estar adequado a uma eventual aposta no mercado internacional





DEIXE O SEU COMENTÁRIO