Cátia Mateus
UM ECONOMISTA, uma advogada, dois engenheiros, um arquitecto e dois linguistas
criaram em Portugal um negócio «sui generis» onde a criatividade
é a tónica dominante. A Mr. CreativeNames actua na área
do «naming» e centra a sua actividade na produção
de nomes comerciais para empresas. Trata-se de apoiar os empresários
a encontrar a melhor designação para o produto ou serviço
que tencionam dar ao mercado. Por 99 euros, a empresa fornece ao cliente
três nomes estudados ao pormenor.
Consciente da importância que o nome de uma empresa
tem para o sucesso da mesma, esta jovem equipa multidisciplinar encontrou
na «Mr. Creative» o negócio ideal e um nicho de mercado
ainda por explorar em Portugal.
Segundo Álvaro Castela, director-geral da empresa, «a
dado momento a equipa, que reúne alguns elementos ligados à
propriedade industrial e ao registo de nomes de firmas, entendeu que
a escolha de nomes para empresas se tem vindo a tornar uma tarefa cada
vez mais difícil e que esta seria uma área de negócio».
Na realidade, se na América existem algumas dezenas de empresas
a prestar serviços de «naming», «em Portugal,
depois de uma pesquisa de mercado, percebemos que não havia oferta
específica neste domínio». Minimizando o receio
resultante do carácter inovador deste projecto, a equipa de criativos
decidiu avançar rumo à criação da empresa,
que em 2003 conquistou os seus primeiros clientes.
Inicialmente direccionada para pequenas e médias empresas (PME),
a «Mr. Creative» assume também um outro público-alvo:
as empresas de publicidade. Álvaro Castela acredita que a empresa
pode ser uma aliada para resolver a questão de nomes e registos
que as empresas de publicidade e «marketing» enfrentam no
seu dia-a-dia profissional.
Na criação desta empresa, a equipa investiu cerca de 20
mil euros. e o director-geral adianta que o retorno do investimento
será alcançado dentro de um ano. A inovação
do conceito não foi um entrave para a criação da
empresa. A grande dificuldade foi, segundo o director-geral, a escolha
dos colaboradores e parceiros necessários ao projecto.
Aquilo que começou por ser um pequeno gabinete onde se desenvolvia
a actividade da empresa, evoluiu já para a criação
de um sítio na Internet - www.mrcreativenames.com
-, levando a empresa a transformar-se numa rede de seis colaboradores
espalhados por três países.
Os objectivos da equipa de criativos passam por «fazer da Mr.
CreativeNames o especialista número um de 'naming' em Portugal».
A par desta ambição, Álvaro Castela avança
que «a empresa quer conquistar o mercado brasileiro e criar
uma delegação nos Estados Unidos».
Dicas para nomes de sucesso
. Escolha ou invente um nome fácil de fixar e pronunciar
. Lembre-se que o nome escolhido deve ser adequado ao que quer vender
. Adopte um nome que seja bem recebido pelo público-alvo
. O nome da sua empresa não tem necessariamente de descrever
as características do produto/serviço
. Não escolha um nome genérico
. A designação que escolher tem de ser lícita
. O nome que escolher tem de estar disponível
. O nome que escolher deve estar adequado a uma eventual aposta no mercado
internacional