Notícias

Mobiliário que esconde segredos

Mobiliário que esconde segredos

Na FARPA um banco é muito mais do que um mero banco, e à primeira vista é impossível desvendar que segredos pode esconder. Apaixonado pela indústria do mobiliário, com a qual tem uma ligação quase umbilical, o designer Joel Marques da Rocha criou uma marca que conta histórias. As peças da FARPA são produzidas artesanalmente e a sua funcionalidade vai sempre além do óbvio.

10.10.2014 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Nascido no seio de uma família de empresários ligados à indústria do mobiliário, Joel Marques da Rocha cedo soube qual era a sua vocação. Licenciou-se em design gráfico e soma no currículo três empresas de design, onde até aqui exerceu a sua profissão, mas ‘a menina dos seus olhos’ é a FARPA, a marca de mobiliário artesanal que criou em junho deste no e que já se encontra numa segunda fase de produção de novas peças, a divulgar em breve.

A sua paixão pelo mobiliário levou-o a querer perpetuar a tradição de fabrico artesanal das peças, aliando-a à modernidade. “Queria criar peças de mobiliário que aliassem um design de linhas simples a uma vertente de dupla funcionalidade em cada peça desenvolvida”, relembra o empreendedor que desta ainda a exclusividade dos objetos que cria e a sua origem nacional, seja na mão-de-obra ou na matéria-prima utilizada no seu fabrico.

Na criação da marca investiu cerca de três mil euros e para já este é um projeto que o envolve apenas a si, embora conte com a colaboração pontual de alguns especialistas em áreas muito específicas, como o design de marca de de produto. O investimento ainda não foi recuperado, mas o empreendedor confessa que não tem pressa em fazê-lo. Joel Marques da Rocha está focado no desenvolvimento da FARPA e a sua prioridade é o reforço e afirmação da marca que lançou no mercado. “Nas minhas previsões, o investimento deverá ser recuperado daqui a cinco ou seis meses, mas não há pressão para que isso se concretize”, explica.

Através das suas peças de mobiliário, Joel Marques da Rocha cria palcos de histórias, fazendo uso de texturas e contrastes com a cor natural da madeira e cores vivas. A criatividade e originalidade das peças, bem como a sua dupla funcionalidade, seja ela mais ou menos óbvia, figuram entre as principais características das peças de mobiliário desenvolvidas pelo designer nortenho.

Ainda a mostrar ao mercado os primeiro produtos da marca e a desbravar caminho entre as lojas e designers de interiores, o empreendedor quer potenciar a FARPA como uma marca de mobiliário de design único, diferenciado e inovador, com muita personalidade, sem nunca deixar de lado o seu aspeto funcional. Até porque, os objetos têm a vida que lhes quisermos dar.

BI Empresarial

Promotores:
Joel Marques da Rocha
29 anos
Licenciado em Design Gráfico pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (IPP).

Área de atividade:
A FARPA cria peças únicas de mobiliário, produzido artesanalmente e com dupla funcionalidade.

Data de criação:
Junho de 2014.

Empregos criados:
A FARPA assegura apenas o auto-emprego do seu promotor, ainda que conte com colaborações pontuais de profissionais especializados nas áreas da comunicação e design de marca e produto. As contratações acontecerão à medida da evolução da marca e das suas necessidades.

Investimento inicial:
Cerca de 3000 euros.

Ponto-chave para o sucesso:
“Criar produtos com um fator diferenciador dos que já existem, fazendo com que estes sejam o mais úteis possível e, simultaneamente, capazes de criar no consumidor a necessidade de querer ter este produto pela sua mais-valia e aspeto”, realça o empreendedor.

Conselhos de atuação:
Análise cuidada do mercado e aposta na diferenciação dos produtos, são fatores fundamentais.

Website:
www.farpa.pt



OUTRAS NOTÍCIAS
Católica forma profissionais da rádio

Católica forma profissionais da rádio


A Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica, vai lançar um novo curso de formação, orientado para profissionais que ambicionem consolidar uma carre...

As competências que Portugal quer

As competências que Portugal quer


Apesar do ainda elevado índice de desemprego registado em Portugal e do elevado número de profissionais que ativamente procura uma nova oportunidade no mercado de trabalho, o Hays Global...

AIESEC recruta para estágios internacionais

AIESEC recruta para estágios internacionais


A AIESEC, organização mundial gerida por jovens e focada em fornecer uma plataforma para o desenvolvimento da liderança na juventude, está a recrutar jovens para está...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS