Mo.ca: à descoberta do potencial do cartão
Jorge Sá e Filipa Carrêtas são os dois mentores de um projeto que dá uma nova utilidade ao cartão. Na Mo.Ca fazem-se peças de mobiliário de cartão.
13.10.2011 | Por Cátia Mateus

PARTILHAR
O consumo sustentável e consciente sempre foi uma preocupação de Filipa Carrêtas e Jorge Sá. Mas foi no carnaval que a dupla de namorados percebeu que a sua preocupação ecológica podia afinal dar origem a um projeto aliciante. As bases daquilo que é hoje a marca mo.ca - mobiliário de cartão surgiram em duas simples fatiotas totalmente em cartão criadas por Filipa e Jorge. Duas réplicas das tradicionais peças de Lego que fizeram furor no carnaval nortenho, tal como hoje as peças de mobiliário produzidas pela dupla de empreendedores estão a fazer no mercado.
Filipa Carrêtas é enóloga de formação e Jorge Sá arquiteto. Estão hoje unidos pelos negócios, mas a ligação de afetos é já mais longa. Foi de resto a necessidade de adquirir mobiliário sustentável e versátil para a sua própria casa que fez o casal perceber que mesma técnica que já tinham utilizado para produzir dois curiosos, inovadores e resistentes fatos de carnaval com inspiração em peças de Lego. podia perfeitamente ser aplicada com sucesso na construção de mobiliário de interior sustentável: feito de cartão.
Da teoria à prática não faltou muito. Os empreendedores aproveitaram a boleia do lançamento da plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) massivmov e criaram as bases de lançamento da mo.ca - mobiliário de cartão.
No lançamento deste projeto, que por agora ainda é apenas uma marca registada e não uma empresa, a dupla de empreendedores investiu apenas cerca de 140 euros, “o suficiente para registar a marca”, revela a equipa. O resto do dinheiro necessário para produzir as primeiras peças foi conseguido através da plataforma sendo a mo.ca um dos primeiros casos de sucesso do crowdfunding em Portugal.
Para já, nenhum dos empreendedores se dedica em exclusivo ao projeto mo.ca, mantendo as suas atividades no turismo e na arquitetura. Um controle de riscos que os empreendedores têm vindo a manter desde o lançamento da marca. Segundo Filipa Carrêtas, “temos a consciência de que é em alturas de crise que devemos criar mais, mas temos um risco controlado. A ideia parece-nos muito sólida, viável e enquadrada no panorama atual de tomada de consciência e responsabilidade ecológica e social”.
Das mãos desta equipa que trabalha muitas horas diárias, saem peças de mobiliário em cartão, modulares e funcionais. Entre o público-alvo destes produtos estão os portugueses na faixa dos 30 a 40 anos com consciência ecológica, mas a dupla acredita que o potencial de expansão do projeto pode ir além deste target.
Jorge Sá enfatiza que a equipa não vai constituir formalmente uma empresa, com todos os custos associados, enquanto não tiver a certeza da viabilidade económica da marca, mas mostra-se totalmente confiante com o sucesso de um projeto que começou por brincadeira. “As necessidades e oportunidades da mo.ca ditarão a expansão do projeto”, revela.
BI Empresarial:
Promotores:
Jorge Sá, 31 anos
Filipa Carrêtas, 32 anos
Formação:
Os promotores da Mo.Ca possuem áreas de formação diversificadas. Filipa Carrêtas é licenciada em Enologia e trabalha como técnica de Turismo. Jorge Sá é licenciado em Arquitetura, atividade que mantém.
Área de atividade:
A mo.ca - mobiliário de cartão é uma marca registada. Os empreendedores dedicam-se à produção de mobiliário de interior, sustentável.
Data de criação:
Julho de 2011.
Empregos criados:
A marca mo.ca, que ainda não é uma empresa mas sim uma marca registada, conta nesta fase apenas com o trabalho voluntário dos seus dois mentores. O projeto está no arranque e os empreendedores decidiram para já encará-lo como uma missão de voluntariado, já que apostaram em não receber honorários do seu trabalho até a marca estar em velocidade de cruzeiro.
Principais clientes:
Pessoas na casa dos 30/40 anos, com ou sem filhos, que tenham sensibilidade para as questões da sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.
Investimento inicial:
Cerca de 140 euros, o suficiente para registar a marca.
Financiamento:
A marca mo.ca surgiu com o lançamento em Portugal da plataforma de crowdfunding massivemov e foi por essa via que obtiveram o investimento necessário para custear as primeiras produções
Sítio online:
www.mobiliariodecartao.blogspot.com
OUTRAS NOTÍCIAS
Novas ideias, tecnologias e projectos fazem o mundo avançar. Contrariamente ao que se possa pensar Portugal dá cartas e assume cada vez mais um papel importante a nível nacional e internacional em div...
Matthew Epstein ficou famoso ao delinear aquilo que pensou ser uma estratégia imbatível para integrar a equipa da Google. O norte-americano investiu cerca de 800 euros para criar um currículo que rapi...
É portuguesa a maior produtora mundial de kayaks de competição, a Mar Kayaks. É também portuguesa uma das líderes mundiais de software de identificação, a NDrive. Tem também o carimbo nacional, a Crit...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23.11.2020
A maior rede imobiliária de consultores independentes da Europa acaba de lançar um novo website a pensar no recrutamento: www.join-iad.com/pt.
A maior rede imobiliária de consultores independentes da Europa acaba de lançar um novo website a pensar no recrutamento: www.join-iad.com/pt.
03.06.2019
As profissões para a vida acabaram. Mas promover uma reviravolta laboral exige estratégia, estar preparado para correr riscos, começar do zero e, em alguns casos, perder dinheiro
As profissões para a vida acabaram. Mas promover uma reviravolta laboral exige estratégia, estar preparado para correr riscos, começar do zero e, em alguns casos, perder dinheiro
03.06.2019
Espaços de trabalho partilhados são benéficos para os trabalhadores, mas a sua escolha comporta riscos
Espaços de trabalho partilhados são benéficos para os trabalhadores, mas a sua escolha comporta riscos
03.06.2019
Anúncios de jornal ou recurso a empresas de recrutamento mostram que, em vários países, os líderes de cargos públicos se contratam ?da mesma forma que o comum dos mortais. Em Portugal (ainda) não
Anúncios de jornal ou recurso a empresas de recrutamento mostram que, em vários países, os líderes de cargos públicos se contratam ?da mesma forma que o comum dos mortais. Em Portugal (ainda) não
03.06.2019
Os millennials estão a poupar para deixar de trabalhar cedo. O segredo está em seguir um estilo de vida frugal, mas em Portugal pode não ser suficiente
Os millennials estão a poupar para deixar de trabalhar cedo. O segredo está em seguir um estilo de vida frugal, mas em Portugal pode não ser suficiente
ÚLTIMOS EMPREGOS
Spring Professional Portugal
25.01.2021 | Porto
| Referência: 2015560
Spring Professional recruta para cliente de referência no setor do retalho, um Analista de Sistemas Navison (M/F), para o Porto. Responsabilidades:- Apoiar a equipa de IT no desenvolvimento do ERP e manutenção;- Desenvolver toda a documentação suporte às...

PARTILHAR
Spring Professional Portugal
25.01.2021 | Porto
| Referência: 2015555
Spring Professional recruta para cliente de referência, na área de Consultoria e Implementação de ERP, um Consultor ERP (M/F), para o Porto. Responsabilidades:Levantamento de necessidades;Desenho funcional de necessidades;Orçamentação;Implementação do ER...

PARTILHAR
Spring Professional Portugal
25.01.2021 | Porto
| Referência: 2015569
Spring Professional recruta, para cliente de referência, um Consultor SAP LO/PP (M/F), para a zona do Porto. Responsabilidades: Dar suporte de 1º nível aos utilizadores SAP;Elaborar documentação, de configuração e utilização, dos processos de negócio;Par...

PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
22.12.2020|Online
| Referência: 18450
Data da formação: 27 janeiro 2021
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
22.12.2020|Online
| Referência: 18449
Data da formação: 27 janeiro a 2 fevereiro 2021
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
22.12.2020|Online
| Referência: 18448
Data da formação: 25 janeiro 2021
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR