Mestrado em informática educacional na Católica
A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), em Lisboa, acaba de lançar um novo mestrado em informática educacional. Um curso que vai ser desenvolvido em regime de ensino a distância suportado por uma metodologia de e-learning.
29.12.2011 | Por Maribela Freitas
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A nova formação tem início agendado para janeiro de 2012. O objetivo é preparar os alunos para exercerem uma variedade de cargos como docentes dos ensinos básico e secundário da disciplina de TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tem também como destinatários formadores de informática educativa, coordenadores de TIC nas escolas do ensino básico e secundário e permite ainda que os detentores deste mestrado possam exercer funções como investigadores na área específica da educação e das tecnologias da informação e da comunicação.
A estrutura deste novo curso da FCH-UCP baseia-se em três eixos principais. O primeiro diz respeito à utilização de materiais pedagógicos propositadamente criados para o curso, disponibilizados em suporte papel e em formato web, através de um Learning Management System. O segundo eixo respeita à utilização de uma plataforma tecnológica de gestão da formação onde os alunos não só têm acesso aos conteúdos das aulas como também podem interagir entre si. Por último e como terceiro eixo surge a presença de um regime tutorial ativo, onde o papel do tutor é múltiplo, devendo ser o gestor da formação dos alunos, promovendo a sua participação nos fóruns, orientando as discussões realizadas e respondendo a dúvidas.
A coordenação científica desta formação da FCH-UCP está a cargo de José Lagarto, doutorado em ciências da educação, conferencista e orientador de vários seminários relacionados com a temática da formação profissional a distância.
As novas tecnologias aplicadas ao ensino estão cada vez mais em voga nas universidades nacionais. Cada vez mais o ensino a distância surge como uma alternativa viável a quem quer continuar os seus estudos no ensino superior e não tem disponibilidade para frequentar um curso presencial.
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