Mentoring aproxima alunos ao mercado de trabalho
A Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto (FEG-UCP) está a investir num programa de mentoring, destinando a alunos do segundo ciclo. A cada estudante é atribuído um mentor que o auxilia no seu percurso académico e na transição para o mercado de trabalho.
04.04.2013 | Por Maribela Freitas

PARTILHAR
O programa de mentoring da FEG-UCP assume-se como uma oportunidade para os alunos de mestrado contactarem com profissionais das áreas de economia e gestão que estejam a trabalhar dentro ou fora de Portugal, bem como explorarem a suas vocações de carreira. Os estudantes do segundo ciclo inscrevem-se no programa e é traçado o seu perfil de forma a encontrar o mentor mais adequado. O objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, através do reforço das suas competências transversais e aproximação ao tecido empresarial.
Atualmente o programa conta com 21 mentores, 11 dos quais estão já a trabalhar com um aluno. São todos profissionais das áreas de economia e gestão, sendo que alguns são antigos alunos da Universidade Católica. O programa está disponível para todos os estudantes de mestrado contando com dez já envolvidos. Estão mais 40 estudantes inscritos e destes 30 estão já em processo de exploração e identificação do perfil de mentor pretendido.
Para Valquíria Dias, responsável pelo programa de mentoring “esta iniciativa está claramente voltada para o mercado de trabalho e com a aproximação que fomenta entre estudantes e representantes de empresas, pretende promover uma integração eficaz dos alunos em contextos profissionais”. Ao contactar de forma próxima e direta com um profissional o estudante tem a oportunidade de conhecer o seu contexto de trabalho, as atividades e funções realizadas, bem como as dimensões que são valorizadas pelos empregadores e os desafios colocados pelo mercado laboral. “O testemunho do mentor sobre os objetivos definidos e as escolhas profissionais realizadas para os alcançar, permite ao estudante refletir sobre os seus objetivos de carreira, discutindo com o mentor as estratégias a curto e médio prazo mais eficazes para os concretizar”, salienta Valquíria Dias.
O programa permite ainda uma comunicação mais eficaz com as empresas. “O estudante solícita ao mentor sugestões sobre o seu currículo, cartas de motivação, perfil do linkedin e indicações de outras abordagens que pode mobilizar para conseguir comunicar de modo mais eficaz com a organização à qual se candidata”, enfatiza Valquíria Dias. Outras das vantagens desta iniciativa é a ampliação de contatos profissionais dos estudantes e uma aproximação das universidades à comunidade empresarial.
Pedro Simões está a viver nos Estados Unidos da América onde frequenta um MBA na Darden Graduate School of Business e quando terminar esta formação irá assumir a função de gestor de estratégia corporativa na empresa Cummins, Inc. Conta que “aceitei ser mentor pela possibilidade de partilhar a minha experiência e de ajudar alguém mais novo no respetivo processo de entrada no mercado de trabalho e desenvolvimento de carreira”. Acredita que neste processo o mentor também fica a ganhar pela oportunidade de desenvolver competências na área de mentoring que considera essenciais para a liderança de topo. Como mentor “posso ajudar naquilo que é a análise da função e da empresa: um candidato que percebe melhor a função para a qual se está a candidatar e de como ela se adequa ao seu perfil está em melhores condições de ter sucesso numa entrevista de emprego”. Na sua perspetiva os profissionais que fazem uma gestão mais consciente das suas carreiras acabam por ter mais sucesso, maior satisfação pessoal com as suas escolhas e de um modo geral criam mais valor para a sociedade.
Com 22 anos de idade e na qualidade de finalista do mestrado em gestão na FEG-UCP, Pedro Santos afirma que “este programa permite ter informação de alguém que já se encontra no mercado de trabalho e que de acordo com o que é analisado na fase inicial, tem um percurso profissional semelhante ao que pretendemos”. Dependendo da disponibilidade do mentor o estudante pode fazer qualquer pergunta. “Num mundo académico, muitas vezes tão teórico e fechado, esta visão prática é fundamental para o crescimento do aluno da pessoa”, finaliza Pedro Santos.
O Google apoia esta iniciativa da FEG-UCP, dando-lhe amplitude através de várias ferramentas. Foi criada uma comunidade do programa de mentoring no Google + que reforça a ligação entre os envolvidos e os estudantes têm também a oportunidade de contactar com Google mentors de diferentes áreas da empresa.
OUTRAS NOTÍCIAS
Potenciar os relacionamentos tendo como meta o aumento da eficácia em contexto corporativo é o objetivo do novo programa de formação que a agap2 trouxe para Portugal em parceria com a empresa de forma...
Cerca de 50% das vendas de óculos graduados têm origem em receitas médicas. As restantes são resultado de exames de optometria, segundo dados da GrandVision. Reconhecendo a importância destes profissi...
O grupo El Corte Inglés está a preparar a abertura de uma nova superfície de distribuição do ramo alimentar, com a sua marca Supercor, em Braga. A nova unidade viabilizará a criação de 50 novos postos...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13.05.2022
A taxa de desemprego em Portugal recuou no primeiro trimestre, para 5,9%, e o emprego aumentou, ultrapassando 4,9 milhões de pessoas
A taxa de desemprego em Portugal recuou no primeiro trimestre, para 5,9%, e o emprego aumentou, ultrapassando 4,9 milhões de pessoas
22.04.2022
Mais de 36 mil trabalhadores qualificados mudaram de emprego nos primeiros três meses de ano. Análise da rede social LinkedIn traça o perfil dos profissionais mais disputados pelas empresas
Mais de 36 mil trabalhadores qualificados mudaram de emprego nos primeiros três meses de ano. Análise da rede social LinkedIn traça o perfil dos profissionais mais disputados pelas empresas
08.04.2022
Altis, Fátima Hotels e Pestana são dos primeiros grupos a contratar pessoas fugidas da guerra
Altis, Fátima Hotels e Pestana são dos primeiros grupos a contratar pessoas fugidas da guerra
08.04.2022
Despesas: Empresas definiram valores fixos mensais para comparticipar custos do teletrabalho. Mas lei é soberana: se o valor definido não cobrir as despesas, trabalhadores podem exigir reembolso, como consta no Código do Trabalho
Despesas: Empresas definiram valores fixos mensais para comparticipar custos do teletrabalho. Mas lei é soberana: se o valor definido não cobrir as despesas, trabalhadores podem exigir reembolso, como consta no Código do Trabalho
22.11.2021
Tecnológica irá formar profissionais na área das tecnologias da informação ao abrigo deste programa de âmbito nacional que junta o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Associa&ccedi...
Tecnológica irá formar profissionais na área das tecnologias da informação ao abrigo deste programa de âmbito nacional que junta o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Associa&ccedi...
ÚLTIMOS EMPREGOS
HAYS
19.05.2022 | Grande Lisboa
| Referência: 2044260
A empresa onde vai trabalhar
Integre uma empresa pioneira na área da Eficiência Energética e Smart Cities, pertencente a um grupo de referência, assumindo a função de Account Manager, baseado em Lisboa.
A sua nova função
Este profissional ass...

PARTILHAR
HAYS
19.05.2022 | Porto
| Referência: 2046377
A empresa onde vai trabalhar
Integre uma empresa inovadora, dinâmica e com um papel central na ativação de marcas reconhecidas do mercado internacional
A sua nova função
Como Account Manager reportará à team leader do departamento. Terá como p...

PARTILHAR
Kelly Services Portugal
19.05.2022 | Lisboa
| Referência: 2048592
A Kelly Services está a recrutar Account Manager, para empresa de referência no setor do Desporto, localizada na zona de Lisboa.Responsabilidades:Apoiar na definição do plano estratégico anual e do orçamento para os clientes sob sua responsabilidade, nom...

PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
02.05.2022|Porto
| Referência: 18683
Data da formação: 31 maio 2022
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
02.05.2022|Online
| Referência: 18682
Data da formação: 30 maio 2022
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
02.05.2022|Online
| Referência: 18681
Data da formação: 30 maio 2022
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR