GrandVision quer recrutar 60 colaboradores
Ao longo deste ano, o Grupo GrandVision, que integra as marcas MultiOpticas e GrandOpticas, prevê abrir quatro lojas próprias. Segundo Rosário Carmona, diretora de recursos humanos do grupo, a expansão associada à necessidade de reforço de algumas estruturas poderá implicar a contratação de 50 a 60 novos colaboradores para a empresa. Na mira de Rosário Carmona estão sobretudo optometristas, mas há outras oportunidades no grupo.
28.03.2013 | Por Cátia Mateus

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Cerca de 50% das vendas de óculos graduados têm origem em receitas médicas. As restantes são resultado de exames de optometria, segundo dados da GrandVision. Reconhecendo a importância destes profissionais e da eficiência e rigor dos seus diagnósticos, o Grupo GrandVision investe anualmente cerca de meio milhão de euros na formação dos seus 130 optometristas. 90% destes profissionais são licenciados e os restantes diplomados. É entre estes perfis que a equipa liderada por Rosário Carmona, espera encontrar a maioria dos profissionais que este ano necessitará de recrutar para dar resposta ao seu crescimento em território nacional.
Nos últimos cinco anos, o grupo GrandVision criou mais de 200 postos de trabalho em Portugal. Juntas, as marcas MultiOpticas e GrandOpticas, empregam no país 715 colaboradores. Um número que voltará a crescer já este ano. “Vamos abrir quatro lojas próprias ao longo de 2013 o que em função da tipologia das lojas (rua ou shopping), implica necessidades de recrutamento distintas”, explica a diretora de recursos humanos do grupo adiantando que “entre reforços de temporada e admissões para novas lojas estaremos a falar de um conjunto de contratações na ordem dos 50 a 60 colaboradores este ano”.
A empresa tem em permanência vagas abertas para optometristas e nesta época do ano é prática comum a admissão de reforços para a equipa, que podem ser para as lojas ou para os diferentes departamentos de suporte às operações. Neste processo de recrutamento Rosário Carmona diz que a empresa não é restritiva nem se deixa limitar por um perfil específico. “Temos um tipo de candidatos que, pela especificidade da sua formação, provém da Universidade do Minho ou da Universidade da Beira Interior que são os nossos optometristas, licenciados em Optometria e Ciências da Visão”, explica. Mas o grupo não se restringe a estes profissionais, ainda que este seja o core da atividade da empresa.
Com uma média de idades que ronda os 34 anos, Rosário Carmona reforça que a idade não é um factor discriminatório na empresa. “Não temos qualquer tipo de reservas em admitir um colaborador com idade superior desde que se identifique com a nossa cultura e tenha o perfil que se adeque à função que procuramos”. Um perfil que passa sobretudo por “colaboradores com vontade de trabalhar, de alcançar objetivos, que sejam determinados e que procurem um local para fazer carreira”, explica a diretora de RH adiantando que “não nos interessam pessoas que estejam de passagem pois o investimento que fazemos na formação dos novos colaboradores é muito significativo e o tempo que levamos a formar um colaborador, principalmente para a área de lojas que tem uma forte componente técnica, leva-nos a ter esta postura de continuidade em relação ao recrutamento”.
Determinação, proatividade, capacidade de adaptação e orientação para objetivos são as competências que Rosário Carmona mais valoriza num candidato quando recruta para a sua equipa. Valores que são testados à lupa pela equipa de especialistas que seleciona talentos para a GrandVision.
Bilhete de Identidade:
Rosário Carmona
43 anos
Diretora de Recursos Humanos da GrandVision
Formação:
É licenciada em Marketing pelo IADE, pós-graduada em Recursos Humanos pela Universidade Católica e frequentou o Programa de Direção de Empresas pela AESE.
Percurso:
O primeiro emprego que teve foi aos 18 anos, como rececionista num hotel. A partir dai foi sempre trabalhadora-estudante. No início da licenciatura começou por exercer na GrandVision a função de secretária de administração, onde permaneceu por dois anos até surgir a hipótese de explorar as áreas de recrutamento, seleção e formação. Com o crescimento da empresa surge a oportunidade de criar uma estrutura e equipa de Recursos Humanos, passando a explorar as áreas de RH e Capital Humano. Está em funções há 15 anos.
Desafio atual da empresa:
“Conseguir potenciar todas as nossas políticas e práticas e reinventar algumas abordagens para continuarmos a ser competitivos”.
Número de colaboradores:
715 colaboradores diretos.
Perfil dos colaboradores:
A média de idades na empresa é de 34 anos, mas o factor idade não é restritivo. “O perfil passa por colaboradores com vontade de trabalhar, alcançar objetivos, que sejam determinados e procurem um local para fazer carreira”.
Competências mais valorizadas:
“Proatividade, capacidade de adaptação e orientação para objetivos”.
Família:
Casada e mãe de um filho.
Hóbis:
Não tem hóbis, mas confessa estar incessantemente à procura de um. Em termos desportivos, não dispensa a prática de esqui, uma a duas vezes por ano.
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