Notícias

Mentor incentiva novos negócios

Os negócios gerados nos bancos das universidades têm agora um novo aliado. A ANJE e a Católica criaram o projecto ‘Mentor‘
04.07.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus

Chama-se Mentor e tem por meta estreitar a ligação entre potenciais empreendedores universitários e investidores que viabilizem a concretização das suas ideias de negócio, quer pela via do financiamento quer através de aconselhamento e partilha de experiências empresariais. O projecto que decorre de uma iniciativa conjunta da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e do Centro de Incubação e Desenvolvimento de Empresas de Biotecnologia (CIDEB), uma estrutura da Universidade Católica, está vocacionado para intervir no âmbito do empreendedorismo tecnológico e já está no terreno. Inovação é o conceito-chave.

Contribuir para a inovação empresarial e para a transferência de investigação e desenvolvimento (I&D) das universidades para o mundo dos negócios é um dos principais objectivos a alcançar por este projecto, a que outros se juntam. “O Mentor quer estimular o empreendedorismo tecnológico. através da disponibilização da experiência empresarial e do capital inicial necessário para a concretização de ideias de negócio inovadoras”, faz saber a organização do programa.

Na essência, os mentores actuam como «business angels», acumulando sensibilidade económico-financeira, capacidade de investimento em «seed capital» e vontade de investir em oportunidades de negócio em fase de arranque, desde que inovadoras e com forte componente tecnológica. Assim, o programa aponta as suas baterias rumo à constituição de um plataforma que agregre ideias e projectos de negócio inovadores, com viabilidade económica e investidores.

Para a sua viabilização o projecto Mentor conta com uma importante ferramenta: o portal www.mentor.cideb.pt que facilitará a promoção dos novos negócios e o acesso à rede de mentores por parte de «business angels» e instituições envolvidas no apoio ao empreendedorismo.

O Mentor — promovido no âmbito da iniciativa NEOTEC (Programa de Apoio à Criação e Desenvolvimento de Ideias de Base Tecnológica) — partiu de uma análise realizada pela ANJE e pelo CIDEB às principais estruturas de «business angels» que detectou a necessidade de implantação de uma rede operacional de apoio ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica, bem como iniciativas empresariais ligadas ao tecido universitário nacional.

Ambas as instituições pretendem utilizar as suas bases de dados de associados para detectar e ‘recrutar' os novos investidores e mentores que se associarão a este projecto cujo objectivo-mor é, afinal, ajudar a colmatar o défice de conhecimentos e formação em empreendedorismo patente nos finalistas universitários e contribuir para a inovação e evolução do tecido empresarial nacional.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


COUNTRY ACCOUNTANT

Spring Professional Portugal

DATA ARCHITECT

Experis IT

DIRETOR DE OBRA SÉNIOR

Experis Engineering