Médicos formados no avião
Dois pilotos da TAP e um cirugião transformaram um bloco operatório no cokpit de um avião.
23.11.2012 | Por Cátia Mateus

PARTILHAR
De acordo com estatísticas internacionais, a probabilidade de morte devido a um evento adverso durante um ato cirúrgico é de um para mil, enquanto num acidente de viação a estatística é de um entre um milhão. Foi partindo desta teoria que a TAP e o hospitalCuf Porto se uniram numa missão de formação sui generis que transformou um bloco operatório no cockpit de um avião, reunindo mais de 100 profissionais de saúde. Costa Maia, medico cirurgião e um dos organizadores deste iniciativa garante que há mais semelhanças do que diferenças entre os dois mundos.
Dois pilotos responsáveis pelo treino e formação da TAP Portugal e um cirurgião reuniram esta semana no bloco operatório do hospitalCuf Porto, uma centena de profissionais de saúde com o objetivo de “alertar a comunidade médica para a necessidade de adotar nas salas de operações as regras de segurança existentes na aviação, de modo a diminuir a percentagem de erros médicos e transformar a cirurgia num processo tão seguro como viajar de avião”, explica Armindo Martins, um dos comandantes da TAP envolvidos no projeto.
Um paralelismo que o cirurgião Costa Maia também reconhece. “O ambiente num cockpit de avião é muito semelhante ao que é vivido numa sala de operações. Ambas as atividades são de alto risco e desenvolvidas por profissionais altamente qualificados que têm a vida das pessoas nas suas mãos”. Uma constatação que abriu as portas, segundo os organizadores, à realização de uma formação desta natureza, onde foi proporcionar aos participantes um treino qualificado em segurança, comparando as realidades vividas no interior de um avião e num bloco operatório e incentivando a prática mais frequente de uma cultura de segurança.
Durante três horas, os participantes – médicos e enfermeiros - abordaram as bases comportamentais de uma cultura de segurança, seguindo o modelo aeronáutico de Crew Resource Management (CRM), criado em 1979 para minimizar as falhas humanas associadas ao acidentes aéreos, e adaptado ao meio cirúrgico. Entre os conceitos abordados destacam-se cultura de segurança, comunicação efetiva, objetivos do CRM, erro humano e erro organizacional, checklists e briefings, estilo de vida: stress e fadiga, vigilância situacional e carga de trabalho, processo de decisão, liderança e teamwork e gestão de conflitos.
Segundo Costa Maia, esta formação já passou por outras unidades hospitalares e tudo indica que continue a capacitar os profissionais de saúde noutros eventos organizados em serviços e hospitais nacionais, assim existam solicitações. O cirurgião enfatiza ainda que “os blocos operatórios e os cockpits de aviões são ambos cenários em que profissionais altamente especializados, desenvolvem uma atividade de alto risco, num ambiente de grande complexidade tecnológica, com responsabilidade pela vida de outras pessoas. Ambas as actividades envolvem uma necessidade imperiosa de aderência a princípios de segurança que minimizem o erro humano e são desempenhadas por profissionais que partilham (cirurgiões e pilotos) características comuns de personalidade e capacidade de decisão” e adianta “as causas comportamentais de erro humano - problemas de comunicação interpessoal, fadiga, deficiente liderança e tomada de decisão - são comuns ao cockpit e à sala de operações”. Esta é uma actividade focada nas equipas cirúrgicas que se dirige, primariamente a todos os profissionais de saúde que contactam com o doente cirúrgico no bloco operatório como sejam anestesistas, enfermeiros, cirurgiões.
OUTRAS NOTÍCIAS
Um alerta feito na semana que antecede a chegada a Portugal de uma empresa de recrutamento francesa que tem 150 vagas para preencher em França, com médicos portugueses.
A Riviere Consulting chega a...
A cadeia de ginásios Vivafit está em rota de expansão internacional e conta com os recursos humanos portugueses para cimentar este crescimento. O grupo está a recrutar em Portugal profissionais para p...
O Rio 2016 acredita na diversidade e quer constituir uma equipa formada por pessoas de várias ideias, raças, culturas e origens”. Este é um dos mandamentos do Manifesto da Diversidade, elaborado pela ...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20.02.2023
A ADECCO PORTUGAL identifica 5 pessoas que precisa na sua vida para ajudar a impulsionar a carreira e alcançar o desejado sucesso.
A ADECCO PORTUGAL identifica 5 pessoas que precisa na sua vida para ajudar a impulsionar a carreira e alcançar o desejado sucesso.
20.02.2023
Profissionais empreendedores são catalisadores da inovação nas organizações. Saiba que skills precisa de ter para se tornar um empreendedor dentro da sua empresa.
Profissionais empreendedores são catalisadores da inovação nas organizações. Saiba que skills precisa de ter para se tornar um empreendedor dentro da sua empresa.
08.02.2023
Crescimento - A guerra, a inflação e as taxas de juro a subirem fizeram esquecer a pandemia relativamente depressa, mas para as empresas o que aprenderam nessa altura foi tão valioso que foi aplicado em 2022 e continuará ...
Crescimento - A guerra, a inflação e as taxas de juro a subirem fizeram esquecer a pandemia relativamente depressa, mas para as empresas o que aprenderam nessa altura foi tão valioso que foi aplicado em 2022 e continuará ...
08.02.2023
A Adecco Portugal sugere-lhe a forma mais correta de responder às perguntas que lhe forem colocadas com recurso à técnica STAR.
A Adecco Portugal sugere-lhe a forma mais correta de responder às perguntas que lhe forem colocadas com recurso à técnica STAR.
08.02.2023
Reter talento e investir em equipas globalmente mais felizes são os desafios-chave que os gestores de Recursos Humanos enfrentam no curto prazo para salvaguardar a sustentabilidade dos negócios.
Reter talento e investir em equipas globalmente mais felizes são os desafios-chave que os gestores de Recursos Humanos enfrentam no curto prazo para salvaguardar a sustentabilidade dos negócios.
ÚLTIMOS EMPREGOS
HAYS
21.03.2023 | Grande Lisboa
| Referência: 2072802
A empresa onde vai trabalhar
Integre empresa de referência no setor dos serviços de hotelaria, assumindo as funções de Account Manager, baseado na Grande Lisboa.
A sua nova função
Este profissional será responsável por realizar prospeção de me...

PARTILHAR
HAYS
21.03.2023 | Porto
| Referência: 2074401
Principais responsabilidades
Farás parte do departamento comercial, indo reportar ao Diretor do mesmo. Estarás encarregue de uma carteira de grandes contas (vendas diretas) na zona do Porto. Em paralelo, terás como objetivo potenciar essa mesma carteira...

PARTILHAR
HAYS
21.03.2023 | Lisboa
| Referência: 2074215
A empresa onde vai trabalhar
Empresa no sector das Telecomunicações procura um Account Manager para reforçar
a sua equipa comercial!
A sua nova função
- Assegurar um
crescimento sustentado do negócio, promovendo uma relação de confiança
dura...

PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
Associação FABLABs Portugal
10.03.2023
| Referência: 18848

PARTILHAR
APCER
07.03.2023|online
| Referência: 18847
Data da formação: 20 setembro 2023
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR
APCER
07.03.2023|online
| Referência: 18846
Data da formação: 30 março 2023
Faça a sua inscrição aqui.

PARTILHAR