Foi criado em 2014 e corporiza o empenho da MasterCard em apoiar as melhores startups capazes capazes de criar valor para os seus clientes, parceiros de negócio e para a indústria financeira em si. Desde o seu arranque o programa que tem fomentado o envolvimento da empresa com startups a nível global, tem vindo a produzir soluções inovadoras nas mais diversas áreas, desde a inteligência artificial ao comércio conversacional ou ao blockchain. Está agora aberta uma nova edição, a de Inverno, do Mastercard Start Path Global. A empresa volta a procurar ideias inovadoras e “revolucionárias” e aceita candidaturas até ao dia 11 do próximo mês.
Durante os dois últimos anos, o Start Path identificou e trabalhou com mais de 90 empresas em 24 mercados, investindo diretamente em 20% das startups envolvidas no programa e estando hoje a colaborar ativamente no desenvolvimento de vários pilotos. Stephane Wyper, líder global do Programa Start Path da Mastercard, explica que tal como em 2014, o programa continua apostado em “apoiar inovações que estejam a ser desenvolvidas por empresas novas, em fase de arranque”.
“No Start Path adotamos uma abordagem customizada através da qual as startups podem criar valor quer para si próprias, quer para o ecossistema como um todo. Acreditamos que não existe uma abordagem única quando se trabalha com startups, e por isso usamos mecanismos adaptados a cada caso como pilotos internos, APIs da Mastercard, acesso à nossa rede de parceiros e base de clientes”, realça Wyper. O sucesso das edições anteriores e a existência de uma comunidade dinâmica de startups na Europa tem levado a empresa a intensificar a sua procura por novas startups que se encontrem a trabalhar na próxima geração de tecnologias relacionadas com o comércio.
Seis meses para impulsionar ideias
A cada três meses, o Programa Mastercard Start Path seleciona um novo grupo de startups a integrar um programa virtual com a duração de seis meses. A programa que agora se inicia aceitará candidaturas - através da plataforma online da iniciativa - de todas as startups que não estejam sedeadas nos Estados Unidos. Há 12 vagas disponíveis para o programa que tem início marcado para janeiro de 2017, numa semana imersiva de formação.
Além de apoiar os participantes no desenvolvimento das sua ideia,s um dos propósitos do programa virtual é também estar próximo das inovações de startups europeias, apresentando-lhes novas oportunidades em todo o mundo. Um dos exemplos foi o piloto concretizado pela Mastercard em parceria com a startup israelita VATBox, destinado a facilitar a automatização do reembolso do IVA, proporcionando uma maior visibilidade aos diretores financeiros e fiscalistas sobre os gastos de IVA. Como resultado desse piloto, a VATBox tornou-se parceira da Mastercatd para gerir a recuperação de IVA.