Notícias

Manuais práticos para gestão de pessoas

05.12.2003


  PARTILHAR




Ruben Eiras

O MERCADO livreiro acabou de receber duas obras a ter em conta na esfera da gestão de recursos humanos.

A primeira diz respeito ao livro "Persona - Manual Prático de Gestão das Pessoas". Da autoria de Ricardo Fortes Costa, actual director de projectos na área de Formação e Desenvolvimento do Grupo BCP, a obra destaca-se pela abordagem pragmática, já que inclui estudos de caso em todos os capítulos, até um bastante aprofundado sobre o próprio BCP. Uma metodologia que vai de encontro ao objectivo da obra, a de se afirmar como um manual "prático".

A outra obra a destacar é a publicação mais recente da Mercer HR, intitulada "Play to Your Strenghts - Managing Your Internal Labour Markets for Lasting Competitive Advantage". A equipa de quatro consultores da prestigiada consultora internacional que criou o livro fez um rastreio metodológico de 300 estudos publicado em revistas de investigação reconhecidas internacionalmente - como o "Journal of Applied Psychology" -, no período compreendido entre 1971 e 1996.

Os critérios de selecção dos estudos foram investigações que produziram bens e serviços no sector privado, mediram a produtividade objectivamente e identificaram os efeitos das mudanças planeadas nas práticas de gestão de capital humano, nomeadamente nas áreas de economia, psicologia, gestão, comunicação e outras disciplinas relacionadas.

O resultado desta compilação foi a construção de um enquadramento metodológico que resume a essência da estratégia de capital humano em seis factores: "Pessoas", "Processos de Trabalho", Estrutura de Gestão", "Informação e Conhecimento", "Tomada de Decisão" e "Recompensas".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


BIM MANAGER

Michael Page Portugal

CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal

CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal