Notícias

Lusófona forma empresários

23.04.2004


  PARTILHAR





Maribela Freitas

A UNIVERSIDADE Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, acaba de lançar a primeira edição de um curso de formação em empreendedorismo e criação de empresas. O objectivo é habilitar os participantes com os conhecimentos necessários para a criação de novas empresas.


"Este curso decorre do Projecto Empreendedor desenvolvido pela nossa instituição de ensino. Percebemos que os alunos tinham algumas dificuldades em aspectos como a elaboração do plano de negócio, matérias jurídicas e em termos de financiamento bancário. Por isso, as matérias a ministrar nesta formação estão directamente ligadas a estes e outros aspectos", explica Teresa Damásio, directora do Gabinete de Apoio à Criação de Emprego e Relações Exteriores da ULHT.

Com uma duração de 42 horas e um custo de 250 euros, este curso começa hoje, termina a 2 de Outubro, e destina-se aos alunos actuais e antigos da ULHT e instituições associadas, nomeadamente a Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Escola de Altos Estudos de Gestão e Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias.

No que respeita a conteúdos, vão ser abordados temas como: a estratégia empresarial e "marketing"; recursos humanos e negociação; sistemas de informação; enquadramento jurídico e fiscal de negócios; logística e gestão da produção; análise de projecto de investimento e elaboração de plano de negócios. As aulas decorrem aos sábados durante a manhã.

Através dos conteúdos a ministrar, a ULHT pretende formar os empreendedores e dotá-los de conhecimentos técnicos básicos sobre áreas como gestão, liderança de equipas e projectos, que os apoiem na fase de implantação das suas iniciativas empresariais desenvolvidas no âmbito do Projecto Empreendedor.

Os organizadores pretendem ainda com este curso dotar os participantes de uma linguagem comum e capacidade de análise que lhes permita o recurso a apoio externo, nomeadamente a fornecer através de um processo futuro de assistência técnica especializada para o seu projecto de empresa, em domínios como: "marketing", qualidade, administração e contabilidade, fiscalidade, segurança e ambiente, sistemas de produção, inovação tecnológica e financiamento.

Teresa Damásio salienta ainda que "no futuro, há a possibilidade de a Universidade Lusófona vir a transformar este curso numa pós-graduação".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS