Notícias

Rumo à iniciativa

23.04.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

A FEIRA de todas as oportunidades está de volta à cidade Invicta. Com a marca da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Palácio da Bolsa e o Mercado Ferreira Borges, no Porto, são de 6 a 8 de Maio palcos privilegiados para a partilha de conhecimentos e oportunidades entre potenciais empreendedores e líderes do mundo empresarial nacional. O conceito sofreu um "up-grade" e, pela primeira vez, tem como bandeira a internacionalização. Mas, na essência, a Feira do Empreendedor continua a ser ponto de paragem obrigatório para quem quer criar um negócio.


Informar os empresários portugueses sobre as mais recentes soluções no âmbito dos apoios à criação, sustentabilidade e desenvolvimento de empresas é a grande meta da 7ª edição da Feira do Empreendedor.

O evento, formatado à luz de um conceito que harmoniza a tríade negociação-formação-diversão, surge arquitectado em dois espaços distintos. Num lado da rua (no mercado Ferreira Borges) está o "salão das oportunidades" e do outro (no Palácio da Bolsa), decorrem as cerca de 30 conferências práticas que complementam o certame.

Ao todo são cerca de 1600 metros quadrados de espaço, "onde as oportunidades de negócio se perfilam em várias ruas e praças, como se de uma cidade se tratasse", explica Sónia Brochado, directora de Associativismo e Promoção Empresarial da ANJE.

Além das habituais áreas dedicadas à criação de empresas, higiene e segurança laboral, gestão, certificação da qualidade, sistemas financeiros, "marketing" e comunicação, a edição 2004 integra dois novos sectores: a internacionalização e os recursos humanos. Para a responsável, "os jovens empresários que consultam a ANJE em busca de apoio demonstram muitas dúvidas nestas áreas e, por isso, faz todo o sentido que aqui sejam representadas".

No Palácio da Bolsa, as conferências temáticas distribuem-se pelos três dias contando com a presença de vários especialistas e oradores prestigiados do mundo empresarial. Entre os temas a abordar destacam-se as novas oportunidades de negócio, a criação, gestão e internacionalização de empresas.

A edição deste ano contempla algumas novidades. A primeira, é a integração no programa da feira da Gala Prémio Jovem Empreendedor, um evento que distingue a "mente brilhante do empreendedorismo nacional" e condecora o percurso de carreira de dois empresários de sucesso. Inovações são também os "workshops profissionais", "cocktails empresariais" e jantares que sob o lema "Negócios à Mesa" fomentarão o contacto entre empreendedores.

O sucesso da iniciativa poderá, segundo Sónia Brochado, levar a Feira do Empreendedor a outras paragens que não a cidade do Porto. A ANJE recebeu já solicitações para levar o certame a outras cidades do país e até para internacionalizar esta "marca".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


1 ECONOMISTA ESPECIALISTA DE CONCORRÊNCIA

Autoridade da Concorrência

1 TÉCNICO ESPECIALIZADO

Autoridade da Concorrência