Notícias

Linguística avança na Nova

08.10.2004


  PARTILHAR




Maribela Freitas

VAI COMEÇAR em Fevereiro de 2005, na Universidade Nova de Lisboa (UNL) a primeira edição do curso de pós-graduação em linguística aplicada às patologias da linguagem. Entre outros objectivos esta formação visa dar suporte teórico-prático nesta matéria.

Apresentar e discutir metodologias linguísticas específicas que permitam descrever os materiais "patológicos" em vários níveis de análise, contribuir para uma discrição mais rigorosa das perturbações que afectam vários níveis linguísticos e promover a reflexão sobre os materiais/testes usados no tratamento dos pacientes e o processo de avaliação, são mais alguns dos objectivos a atingir com este curso inovador. Para isso a pós-graduação vai decorrer durante três semestres, sendo que o último será preenchido com um estágio de 45 horas.

Quanto às disciplinas a ministrar elas passam por áreas como: aquisição e desenvolvimento da linguagem, fonética clínica, dislexia e disortografia, léxico e problemas de nomeação. Mas para melhor veicular conhecimentos decorrerão quatro "workshops" com especialistas com trabalho desenvolvido nesta área.

Este curso conta com a participação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (onde vão decorrer as aulas) e Faculdade de Ciências Médicas da UNL, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Escola Superior de Saúde de Alcoitão, Instituto Politécnico de Setúbal e Instituto de Psicologia Aplicada e Formação. As candidaturas vão estar abertas de 1 de Outubro até 15 de Novembro, sendo que a selecção dos alunos será feita até 15 de Dezembro, com base numa apreciação curricular e entrevista. Com um custo de propina de três mil euros, esta pós-graduação está direccionada a linguistas, terapeutas da fala, afasiologistas e professores do ensino básico e secundário.






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS