Durante sete dias, 18 empreendedores vão estar separados do mundo num programa intensivo em regime de imersão. O Laboratório de Ideias foi pensado para promover a maturação de ideias de negócio ou projetos empresariais em fase de expansão e é uma iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que, de forma gratuita, reunirá no Pena Aventura Park, em Ribeira de Pena, um conjunto de potenciais empresários em busca de novas estratégias para passar da teoria ao negócio.
De 22 a 28 de março a palavra de ordem é inovar. O Laboratório de Ideias da ANJE prevê um extenso plano de atividades indoor e outdoor , dirigido a empreendedores com inovadoras ideias de negócio, mas também a empresários que já ultrapassaram a fase de criação do negócio e procuram agora expandir a atividade da empresa. Segundo a organização, esta sessão formativa “foi concebida de forma a a favorecer a maturação dos projetos do ponto de vista criativo e empresarial”.
Serão muitas as atividades outdoor , promotoras do espírito de equipa, postura empreendedora, do sentido de liderança e da capacidade de reacção ao desafio. Do rafting ao paintball, passando por percursos de orientação, os empreendedores são levados a refletir sobre os seus projetos e a perceber de que modo a “comunicação e a cooperação são vitais para a eficácia das equipas e para os resultados das organizações”.
O programa, para o qual as inscrições terminam a 7 de março, assume ainda como missão “estimular vários elementos da performance pessoal como a autoconfiança, a organização do tempo, a comunicação efectiva, a gestão da energia individual e a gestão de impulsos”. Com sessões de meditação e relaxamento à mistura, esta formação tem como base várias sessões teóricas ministradas por consultores especializados e formadores, ao longo de uma semana. Esta formação em regime de imersão culmina com uma aplicação dos conhecimentos adquiridos, através da construção em equipa do respetivo plano de negócios que, acrescenta a organização “deverá revelar toda a viabilidade e inovação do projeto proposto de forma a conquistar a atenção dos investidores que assistirão à apresentação final”. Um workshop sobre business angels deverá preparar os candidatos para esse momento.
Segundo a ANJE, “o processo construtivo que vai da ideia à criação do negócio será elaborado num módulo formativo de 12 horas, onde serão exploradas as ideias do ponto de vista da essência e funcionamento dos serviços, produtos e conceitos sugeridos, bem como dos clientes e da distribuição. A meta é levar os participantes a delinearem a sua própria estratégia competitiva”. Já o plano de negócios merece um módulo de 24 horas de formação. A ideia é esmiuçar este documento de planeamento ao pormenor, analisando cenários de financiamento, demonstração de resultados e balanços.
A formação contempla ainda alguns módulos dedicados à comunicação, às apresentações públicas e à gestão da imagem pessoal, como forma de melhor preparar os empreendedores para uma entrada com sucesso no mercado. A formação é gratuita, mas tem vagas limitadas. Serão só 18 os participantes admitidos.