Notícias

ISEG lança cursos em econometria

28.05.2004


  PARTILHAR




Ruben Eiras

O ISEG vai lançar a segunda edição dos cursos de mestrado e pós-graduação em econometria aplicada e previsão. O objectivo principal desta formação é a aquisição dos princípios metodológicos e das técnicas aplicadas de estudo e de investigação, aos níveis micro e macro, nas áreas da estatística, econometria e da previsão.

As áreas onde este conhecimento pode ser aplicado compreendem as políticas de preços, de investimento e financeira, os estudos de mercado e de opinião, as estratégias de "marketing", o planeamento estratégico, a política económica, na previsão de curto, médio e longo prazos, nos estudos aplicados de economia, no planeamento económico, na análise e previsão da conjuntura e na análise e previsão da volatilidade de activos financeiros.

Nos cursos também está incluído o treino da utilização de programas informáticos de apoio às técnicas de análise quantitativa aplicada e de previsão.

Econometria alavanca carreira

Os cursos destinam-se principalmente a docentes pós-graduados com necessidade de dominar os princípios metodológicos e a utilização empírica de métodos econométricos e de previsão para a sua actividade de investigação e a técnicos de departamentos de estudos, de estatística, de planeamento e controlo de gestão, de finanças, de "marketing" que trabalhem em grandes e médias empresas e de organismos públicos, de todos os sectores de actividade.

"A utilização de métodos estatísticos-econométricos é cada vez maior, tanto na actividade de investigação como na de análise empírica quotidiana", refere Artur Silva Lopes, coordenador dos cursos.

"O último prémio Nobel da Economia foi atribuído a dois econometristas, Clive Granger e Robert Engle, o que levou a revista 'The Economist', na edição de 11 de Outubro de 2003, a notar que agora o lugar dos econometristas no centro da economia está confirmado", sublinha.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS