Lisboa acolheu esta semana o I Programa Anual de Desenvolvimento para Administradores Não Executivos. O evento, organizado em parceria pelo Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), o Fórum de Administradores de Empresas (FAE), a ISCTE Business School e a EGE - Atlantic Business School, ruma agora ao Porto onde irá a 21 de junho contribuir para a formação dos administradores da cidade Invicta.
Quem disse que quem está no tipo já atingiu a excelência está redondamente enganado. Nos mercados, cada vez mais globais e competitivos, a mudança é a única coisa que é permanente. Talvez por isso, são cada vez mais os líderes de topo que se recusam a cruzar os braços e apostam constantemente na formação e reciclagem de conhecimentos. Foi a pensar nestes profissionais, tão exigentes consigo como com as suas equipas, que foi criado por um conjunto de instituições de peso o Programa Anual de Desenvolvimento para Administradores não executivos. Segundo a organização do programa, cuja coordenação está a cargo de António Gomes da Mota, diretor da ISCTE Business School, “trata-se de uma formação intensiva que tem como missão oferecer aos participantes uma visão atualizada e integradora das principais dimensões que sustentam o papel e atuação do administrador não executivo num contexto de governo das sociedades com crescentes exigências legais, regulatórias, éticas e de gestão para com aquela figura e, em particular, os administradores não executivos independentes”.
O curso tem a duração de um dia e nesta edição 2011 contará com importantes contributos de personalidades de relevo no panorama empresarial nacional. Alberto Castro, professor da EGE e Presidente da Comissão de Vencimentos da EDP, António Dias, partner da Delloitte, João Melo Franco, presidente das comissões executivas da PT e da EDP Renováveis, Luís Todo Bom, professor convidado do ISCTE, Magda Viçoso, associada da PLMJ, Paulo Bandeira, membro do Governance Lab e associado da SRS Advogados e Pedro Rocha de Matos, partner da Heidrick & Struggles, partilharão as suas visões com os participantes deste curso.
Com inscrições abertas até 18 de junho, “o programa direciona-se a todos aqueles que exercem funções não executivas de administração e, a quem perspetive exercê-las futuramente, bem como a administradores, quadros superiores e consultores que se relacionem profissionalmente com as funções de administração não executiva”, refere a organização.