Chama-se InnovCenter e é a aposta da Mota Engil Engenharia e Construção para fomentar a inovação e participação dos seus colaboradores no rumo estratégico da empresa. Com o recurso ao InnovCenter, a empresa dá voz ao potencial dos seus quadros espalhados por uma vasta área geográfica à luz do princípio “há ideias que fazem toda a diferença”. O projeto já conduziu à apresentação de 100 ideias, 40 estão em fase de desenvolvimento e aplicação na empresa. O Nielsen Norman Group, distinguiu esta semana a nova plataforma como uma das melhores intranets para 2011.
Unificar e partilhar, reforçando o sentido corporativo e o papel dos colaboradores e do seu talento enquanto fator decisivo no sucesso da empresa, é a principal meta do InnovCenter da Mota Engil. A plataforma está aberta a todos os colaboradores da empresa, com o intuito de partilhar ideias, experiências e desenvolver novas soluções que coloquem a construtora na dianteira da inovação no seu setor de atividade. A nova plataforma foi desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a empresa, que contribuiu com o know-how de gestão e inovação, e a WeListen, que forneceu a consultoria e o desenvolvimento de software que suporta essa gestão.
E a verdade é que a solução foi traçada para o sucesso. Desde que foi implantada a plataforma já foi analisada como case-study para uma tese de mestrado da Universidade La Sapienza (em Roma), apontada como exemplo a seguir num estudo da MWD Advisors e foi até considerada como um dos seis use cases do livro “ Enterprise Social Networking and Collaboration ” de Martin Butler, entre outras menções de destaque.
Segundo o presidente do Nielsen Norman Group , “o InnovCenter da Mota-Engil incentiva e permite identificar ideias inovadoras desde o momento da sua conceção até à sua conclusão”. O responsável acrescenta ainda que “esta é uma ferramenta poderosa em matéria de inovação pois facilita a participação e a partilha de informação entre colaboradores, o que possibilita a implementação de projetos de sucesso em toda a empresa”.
A expansão da plataforma dói faseada e feita por departamento. Atualmente estão envolvidos no InnovCenter cerca de 500 colaboradores de oito direções. Sete meses após a sua implantação no universo Mota-Engil, foram já apresentadas 100 ideias das quais 40 estão em fase de desenvolvimento ou já terminadas. O funcionamento da plataforma é simples. “Cada colaborador pode submeter na plataforma uma ideia que responda a um desafio da organização. Essa ideia pode ser comentada e melhorada pelos outros colaboradores da organização”, faz saber a Mota-Engil.
Após este período de ‘debate público' os projetos mais inovadores são submetidos à aprovação da Comissão de Inovação, composta por elementos da administração e diretores executivos da empresa. Caso o projeto venha a ser aprovado, a plataforma fornece ferramentas de gestão de risco, planeamento, controlo de custos e análise de riscos, bem como ferramentas para partilha de informação e sugestões. Em termos globais, “graças a esta plataforma todo o conhecimento disperso na comunidade de colaboradores do grupo pode ser reunido, os melhores projetos podem ser implementados e os colaboradores assumem uma voz mais ativa dentro da organização”, salienta a empresa. Fatores que já levaram o InnovCenter a ser apontado como um exemplo a seguir em matéria de inovação.
Para Rui Campos, diretor da Performance, Tecnologia e Inovação da empresa “numa indústria altamente competitiva e geograficamente muito dispersa, vemos o InnovCenter como um meio de potenciar os saberes e ideias dos nossos colaboradores”. O diretor adianta que “a plataforma veio dar voz à comunidade Mota-Engil Engenharia, permitindo que todos participem no desafio de tornar a organização mais dinâmica e coesa, para dar resposta aos desafios futuros”.