Abílio Ferreira
O INSTITUTO de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais
(IESF), a maior escola de MBA e pós-graduação do
Norte com 200 alunos, vai lançar dois cursos inovadores.
Um deles é o E-MBA, um curso via internet com sessões presenciais
ao sábado, numa combinação aplicada ao ensino da
nova economia com a economia tradicional. O outro lançamento é
de um curso de pós-graduação destinado a pós-graduados.
"Este é um conceito novo que visa a actualização
dos conhecimentos de pós-graduados, cabendo aos alunos escolher
as disciplinas e seminários de que mais precisam. Os cursos funcionam
por unidades de crédito, ao longo de quatro anos", resume
João Paulo Peixoto, o professor e empresário que é
director do IESF.
Este programa abrange nove cursos, cada um deles com 10 disciplinas de
20 horas e 10 seminários, correspondendo a uma carga total de 240
horas e foi elaborado para dar a maior flexibilidade possível aos
alunos em termos de escolhas temáticas e datas de frequência.
Perante o currículo do curso de pós-graduação
que o aluno frequentou e o interesse por ele manifestado, a direcção
do IESF escolherá depois a especialização adequada
a cada caso.
No domínio da formação "on-line", o IESF
vai inovar com o E-MBA em Gestão de Empresas, conjugando as potencialidades
das novas plataformas tecnológicas com sessões presenciais,
leccionadas pelo corpo docente dos programa tradicionais. O IESF verificou
que, em boa medida, o insucesso da formação "on-line"
se fica a dever à limitada capacidade de auto-estudo dos alunos
- as pessoas "funcionam por motivações e impulsos"
- e ao facto de ela ser vista "mais na perspectiva tecnológica
do que na dos conteúdos".
Além disso, esse tipo de formação "foi encarada
por muitos como uma formação sem qualidade, oferecida por
empresas sem experiência".
Esta iniciativa do IESF é um contributo para facilitar a vida aos
profissionais sedentos de aprender coisas novas e ter acesso a conteúdos
mais práticos, mas que esbarram em entraves como a falta de tempo,
os horários rígidos e pós-laborais em que até
o trânsito caótico desencoraja a inscrição.
"Com recurso a metodologias de ensino baseadas na internet e no
auto-estudo, minimizam-se as deslocações, cingindo-se as
sessões de dúvidas ou aulas práticas e avaliação
concentradas a 16 sábados ao longo do ano", refere João
Paulo Peixoto. O resultado é "uma nova versão de
MBA, mais flexível em termos logísticos, mantendo a qualidade
e rigor dos programas tradicionais".
A inscrição em cada um destes novos cursos custa 6.500 euros.
Além dos 300 alunos das duas licenciaturas e da área dos
MBA e pós-graduações (uma das quais para executivos
com a duração de quatro meses), o Edifício Heliantia,
de Francelos, é frequentado por mais 700 formandos, inscritos nos
cursos técnicoprofissionais da Espaço Atlântico. A
empresa gere cursos do Fundo Social Europeu destinados a activos e desempregados.
Lançada em 1990 por Miguel Cadilhe, esta "escola do BPA"
foi comprada há seis anos por um grupo de investidores onde pontificam
os professores João Paulo Peixoto, Oliveira Marques e Pedro Arroja,
com a intenção de instalar no Norte uma verdadeira "business
school".