Notícias

Gerir para objectivos

23.07.2004


  PARTILHAR





Ruben Eiras

OS EXECUTIVOS DE TOPO portugueses têm de possuir um perfil voltado para a obtenção de resultados, e não tanto focalizado nas relações interpessoais. Esta é a principal competência de um gestor de topo identificada num recente estudo conduzido pela Boyden, uma empresa de "executive search", Para o efeito, foram realizadas 112 entrevistas à elite da gestão de topo em Portugal, de empresas nacionais e estrangeiras, com representação em território nacional. O objectivo da investigação era criar um "ranking" das 10 competências de liderança mais valorizadas na contratação de executivos.


Segundo Fernando Neves de Almeida, director-geral da Boyden e coordenador do estudo, este resultado significa que "os gestores de topo dão mais importância às pessoas que são capazes de entender os seus pensamentos e de os colocar em prática dentro da organização".

Com efeito, no conjunto das competências mais críticas, seguem-se a qualidade de execução, o trabalho em equipa, espírito de cooperação e a persuasão. "Estas não são mais do que o corolário das primeiras duas capacidades mais críticas - dizem respeito à sua concretização no terreno, enquadradas numa eficaz e eficiente direcção", esclarece aquele especialista.

A marca da instabilidade laboral


Quanto ao tempo ideal de ocupação dum posto de trabalho, a generalidade dos gestores de topo considera que uma permanência média inferior ao intervalo entre três anos e meio e quatro anos e meio, em cada função, pode ser indicador de "instabilidade pessoal, falta de capacidade de realização, oportunismo, fuga às responsabilidades ou ambição desmedida".

Quando questionados sobre o processo de recrutamento de líderes, o estudo constata que 73% dos executivos de topo preferem candidatos que tenham experiência laboral num ambiente multinacional. Isto porque, segundo os inquiridos, uma pessoa que tenha trabalhado numa multinacional possui uma cultura profissional mais rigorosa, está exposta a várias culturas, detém maior capacidade de organização e conhece instrumentos de gestão mais evoluídos.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS