Notícias

Nova política para a formação têxtil

23.07.2004


  PARTILHAR




Abílio Ferreira

DESENCADEAR um "círculo virtuoso" por oposição ao "círculo vicioso" que tem marcado a requalificação profissional nas "indústrias em risco" dos Têxteis, Vestuário e Calçado, é a proposta de uma monografia divulgada pelo IAFE - Instituto de Informação, Apoio e Formação Empresarial.

O estudo, de 400 páginas, traça uma radiografia exaustiva dos três sectores e aponta medidas no domínio da formação e emprego.
O novo ciclo tem subjacente um modelo de formação profissional que envolva um Observatório de Acompanhamento sectorial ou regional, o Centro de Emprego, associações empresariais e centros tecnológicos.

A ligação destas entidades será a base do sistema, cujo sucesso deve ser medido segundo duas metas: a melhoria da produtividade e competitividade das empresas e a reinserção da mão-de-obra desempregada no mercado de trabalho.

Reconverter e actualizar

O estudo reconhece que as mudanças tecnológicas e de organização das empresas "têm implicações sérias sobre o emprego dos trabalhadores cujas competências ficam desadequadas face às novas exigências", e identifica dois tipos de trabalhador-problema: aqueles que possuem empregos em transformação e os que, possuindo ou não emprego, desempenham ou desempenhavam empregos em regressão.

Os primeiros "devem ser direccionados para acções de actualização ou aperfeiçoamento", os segundos "devem procurar manter-se ou reintegrar-se no mercado de trabalho à custa de uma reconversão para novas actividades".

Além do Observatório de Acompanhamento, um órgão que antecipa oportunidades, congrega vontades das empresas e sensibiliza os trabalhadores, a figura das Empresas de Reinserção desempenha um papel importante no modelo proposto.

A formação seria formatada, depois de identificadas as empresas que poderiam absorver a mão-de-obra reconvertida. O caso da fábrica de calçado Clarks, em Castelo de Paiva, é paradigmático: a reconversão profissional não aumentou a empregabilidade pela inexistência de empresas locais que absorvessem os desempregados.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS