Cátia Mateus
A PRICE WaterHouse Coopers, em parceria com a i3, a Microsoft,
The Boston Consulting Group e a Weber Sandwick voltam a promover a edição
2004 do "ranking" Europe's 500. A iniciativa tem por meta reconhecer
a excelência das empresas europeias e o seu potencial de criação
de emprego.
As pequenas e médias empresas (PME) portuguesas podem representar
as potencialidades empresariais lusas no espaço europeu. As candidaturas
para o "ranking" das 500 maiores PME europeias decorrem até
31 de Julho e podem ser formalizadas no endereço www.europes500.com.
Nesta edição - e porque serão analisados apenas os
resultados empresariais até final de 2003 - apenas podem candidatar-se
empresas dos primeiros 15 estados-membros, da Islândia, Noruega
e Suíça com um mínimo de 50 trabalhadores.
De acordo com a organização do Europe's 500, "a
iniciativa pretende premiar factores essenciais ao desenvolvimento empresarial
como a liderança, a perícia, a inovação tecnológica,
elevados níveis de criação de emprego e visão
estratégica, qualidades subjacentes na Estratégia de Lisboa
para o crescimento sustentado".
A qualificação das empresas é calculada segundo critérios
que integram criação de emprego, crescimento orgânico,
proficuidade e actividade no mercado superior a três anos. A publicação
do "ranking" fica a cargo do "Europe's Entrepreneurs for
Growth".