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Formar comportamentos

28.10.2005


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Maribela Freitas

LIDERANÇA e trabalho em equipa são algumas das áreas trabalhadas pela formação comportamental. As empresas estão alerta para a necessidade de desenvolver estes aspectos nos seus colaboradores e estão a apostar cada vez mais neste tipo de formação.

«Existe uma maior adesão à formação comportamental por parte das empresas», explica Isabel Alves, directora da consultora Neves de Almeida. Por norma e ao nível da formação comportamental são trabalhadas várias competências. «Se estamos a falar de liderar pessoas, trabalhamos competências como facilidade de comunicação, empatia, disponibilidade para escutar e vontade para conhecer as motivações dos outros», refere Isabel Alves.

Já nas equipas comerciais a formação está mais focada para a relação com o cliente. Também Maria Patriarca, directora da consultora em recursos humanos TMI Portugal, é de opinião que as empresas estão a dar mais importância a este tipo de formação.

Da sua experiência realça a «gestão do tempo, planeamento e organização; mudança de posicionamento face ao cliente; liderança e trabalho de equipa» como os aspectos de maior incidência neste tipo de formação. E quando bem trabalhados a nível comportamental, «estes aspectos podem levar a mudanças na produtividade», confirma Maria Patriarca.





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