Notícias

Formação aliada ao futebol

O Hay Group acaba de criar uma nova acção de formação, o "Match Day program"
12.08.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

O HAY Group, especialista em consultoria de recursos humanos, acaba de criar um programa de desenvolvimento de competências designado por Match Day Program. Esta acção de formação assenta no paralelismo entre o mundo das organizações e o do futebol e vai ter como parceiro para a sua implementação a Academia do Sporting.

De acordo com Dulce Carvalho, directora da área de «training» do Hay Group, «o ‘Match Day Program' pretende ser um dia de treinos de uma equipa de alta competição, no âmbito da formação comportamental». Destina-se a todos os que pretendam desenvolver as suas competências e maximizar os resultados organizacionais das suas empresas, nomeadamente equipas de vendas, grupos de projecto, funções de suporte e equipas de «management».

O Hay Group será o responsável pela definição, produção e implementação de toda a metodologia e modelo conceptual do programa, adaptando os conteúdos formativos às necessidades das organizações. Por seu lado, e de acordo com a parceria estabelecida, a Academia e a estrutura de formação do Sporting disponibilizarão as infra-estruturas, os técnicos, os árbitros e o apoio médico. A escolha desta parceria prende-se com a experiência formativa do Sporting no treino de atletas de alta competição.

O «Match Day Program» comporta grupos até 16 elementos e durante um dia e meio passa por diversas fases. No início do primeiro dia, os participantes são familiarizados com a dinâmica e objectivos do programa, segue-se uma aferição da sua competência técnica e verificação do estado físico para que lhes seja atribuído um papel na equipa a criar. «Os elementos vão ser posicionados numa equipa de futebol de acordo com o seu perfil», frisa Dulce Carvalho. Depois realizam-se actividades «outdoor» para reforçar a inter-relação e comunicação entre os participantes, potenciando o espírito de equipa e levando-os a actuar como um todo.

No segundo dia, após a definição dos objectivos e estratégia da equipa, chega-se ao jogo de futebol em si. Ao longo do programa são potenciados aspectos como o trabalho em equipa, «team committment», flexibilidade e orientação para resultados e, segundo Dulce Carvalho, serão analisados indicadores comportamentais como «resolução de conflitos, liderança, reacções à mudança, capacidade de reorganização, etc.». Este programa vai estar disponível a partir de Setembro.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS