Notícias

Interior combate exclusão

12.08.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

O CENTRO de Estudos Sociais (CES) da Universidade da Beira Interior vai criar um Observatório de Desenvolvimento Social com o nome «Inserções». O projecto, em formato digital, visa passar da investigação à acção, permitindo a inserção socioprofissional nos concelhos da Beira Interior. A iniciativa tem o apoio do Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social que se estende aos concelhos de Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Seia.

Segundo Manuel Oliveira, investigador do CES, o projecto resulta da necessidade de estudar aprofundadamente os problemas que levam à exclusão social destes concelhos. Em sua opinião, o desemprego é uma das razões e, com esta plataforma, irão mover-se estratégias — em parceria com a comunidade — que levarão à solução desse problema.

O «Inserções» tem como base quatro grandes objectivos: promover e apoiar o desenvolvimento social; conhecer a realidade dos públicos excluídos ou vulneráveis à exclusão; potenciar a sua inserção socioprofissional; e construir um suporte para uma intervenção mais eficaz. Para concretizar tais metas, será realizado um diagnóstico para dar informação e sensibilizar a comunidade, dinamizar parcerias locais, informar e envolver as várias entidades no combate à exclusão.

Manuel Oliveira, refere ainda que o projecto contempla «fóruns de discussão entre parceiros em contexto digital com o objectivo de potenciar o ‘feedback' com os intervenientes, recebendo e providenciando informações que manterão actualizado o projecto», O «Inserções» contempla também um levantamento de oportunidades de integração laboral.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


CYBERSECURITY ADVISOR - CIS

Michael Page Portugal

DIRECTOR INDUSTRIAL

Michael Page Portugal

DIRETOR GERAL

Michael Page Portugal