Excelência tecnológica no sector da restauração
Acreditar na sua ideia e ter 15 mil euros no bolso para investir na sua concretização, foi tudo quanto precisaram os quatro mentores da 361 - Informática para criar em 2009 o negócio de sonho.
19.04.2013 | Por Cátia Mateus

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Telmo Duarte, Rui Reis, Vítor Salgado e Pedro Lourenço, amigos pessoais e colegas de trabalho numa empresa do mesmo sector, acreditaram que a sua área de atuação e o serviço prestado poderia ser melhorado face à concorrência e passaram da teoria à prática. Seis meses depois da sua entrada em atividade, a jovem equipa de empresários tinha já recuperado a totalidade do investimento inicial realizado e desde então a 361 ainda não parou de crescer. O segredo? “A ambição e a crença que alimentamos desde o início de nos tornarmos a referência do mercado”, assumem os empresários.
O mais sénior desta jovem equipa de líderes que conduz os destinos da 361 - Informática tem apenas 33 anos. A juventude e informalidade são de resto uma das características da equipa que assegura atualmente emprego a 13 colaboradores, criteriosamente selecionados. Se o planeamento cuidado das bases do negócio foi importante para os quatro sócios, o recrutamento dos talentos certos para a equipa não lhe ficou atrás. “Uma das nossas estratégias iniciais para o lançamento da empresa passou por escolhermos muito bem os colaboradores que contratámos”, revela Telmo Duarte adiantando que “todos são parte integrante da nossa equipa e todos têm sido uma real mais-valia porque tudo se simplifica quando sabemos que temos pessoas íntegras e que sentem a empresa como nós a sentimos”.
A 361 - Informática atua na prestação de serviços de implementação, formação e manutenção de soluções informáticas de faturação e gestão especificamente direcionadas para o mercado da restauração e similares. Um nicho de especialização que se revelou um sucesso para uma equipa que desde a primeira acreditou que este seria o seu factor diferenciador num mercado altamente competitivo.
Empresários inexperientes na criação e gestão de empresas, sem dinheiro, sem carro, sem clientes, sem escritórios e sem viaturas próprias para se deslocarem, os quatro empreendedores encontraram nas várias adversidades o motor da sua determinação. “O início da 361 foi talvez o maior desafio das nossas curtas vidas”, realça Vítor Salgado relembrando que “os primeiros seis meses foram complicados, pois cada dia era uma aventura repleta de desafios, dificuldades e obstáculos que tinhamos de ultrapassar com decisões tomadas entre os quatro”. Além de todo o investimento de tempo e dinheiro que os mentores do projeto colocaram na empresa, tiveram de começar a vender os seus serviços o que os obrigava a contactar clientes e agendar reuniões numa empresa que ainda estava em projeto e construção. As dificuldades foram ultrapassadas com a confiança da equipa no potencial do negócio e hoje o quotidiano da 361 é em tudo diferente.
A empresa está em crescimento, embora não estejam previstas novas contratações para este ano ou a entrada de novos parceiros para o projeto. Mas a diversificação e expansão da atividade é possível. “95% dos nossos clientes são empresas ligadas á restauração, nas suas múltiplas tipologias, mas estamos desde há algum tempo a entrar lentamente no mercado do retalho e a adquirir conhecimento que nos permitirá oferecer a esse mesmo mercado o serviço que prestamos atualmente”, explica Pedro Lourenço.
A 361 tem como clientes o Pingo Doce, a Stafoods, H3, Empadaria do Chef, Joshuas Shoarma, Prazeres da Picanha, Casinos de Lisboa e Estoril, Universidade de Lisboa, Só Peso e inúmeras outras marcas da restauração. Mas para Rui Reis, sócio da empresa, “é possível oferecer este mesmo serviço de excelência ao abrangente mercado retalhista”. Esta é, de resto, a grande aposta da empresa em matéria de perspetivas futuras.
BI Empresarial
Promotores:
Telmo Duarte (32 anos), Rui Reis (30 anos),Vítor Salgado (33 anos) e Pedro Lourenço (28 anos)
Área de atividade:
Implementação, formação, manutenção e manutenção de soluções informáticas de faturação e gestão, especificamente direcionadas para o mercado da restauração e similares.
Início de atividade:
Agosto de 2009.
Investimento inicial:
15 mil euros, totalmente recuperados seis meses depois da entrada em atividade da empresa.
Empregos criados:
A 361º emprega atualmente 13 colaboradores.
Perspetivas futuras:
A equipa acredita na especialização da sua estrutura, mas como qualquer empresa que queira crescer está atenta à evolução do mercado e às novas oportunidades que este oferece. A diversificação da atividade para outras áreas é uma hipótese.
Público-alvo:
“Todas as empresas de venda ao público. A 361 presta serviços de implementação de sistemas informatizados de faturação e gestão. É nesse contexto que está o nosso público-alvo”, enfatizam os sócios.
Sítio online:
www.361.pt.
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