Notícias

Esposende apoia estudantes

Em troca de dias de trabalho, 30 alunos de Esposende vão ter direito a bolsas de estudo
08.07.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A CÂMARA Municipal de Esposende (CME) vai atribuir bolsas de estudo em troca de trabalho. Ao todo são 30 as bolsas a conceder a estudantes carenciados do concelho que frequentem o ensino superior. Em contrapartida, estes darão à autarquia 22 dias úteis de trabalho em serviços do município.

O concurso para a atribuição destas «Bolsas em regime de ocupação de tempos livres» vai estar aberto até ao dia 27 deste mês e destina-se a alunos que tenham frequentado o ensino superior em 2004/2005. Jorge Cardoso, vereador do pelouro da educação da CME, explica que «alterámos o regulamento de atribuição de bolsas de estudo, daí só estarmos a concedê-las agora».

Cada aluno que for contemplado com esta iniciativa vai receber 750 euros que, por norma, seriam divididos e concedidos em dez meses. O critério de avaliação prende-se essencialmente com a sua condição económica, em primeiro lugar e, depois, com o aproveitamento escolar obtido. Em contrapartida do valor atribuído, estes jovens terão de trabalhar 22 dias úteis das suas férias em serviços municipais (nomeadamente nas vertentes ambiental, desportiva, cultural, social e administrativa) e «serão colocados em função da área que estão a estudar», salienta Jorge Cardoso.

Entre outros aspectos, o vereador da educação refere que «esta é uma boa forma de os estudantes terem contacto com o mercado de trabalho, de verificarem como funciona e qual é a dinâmica de uma autarquia». Segundo o vereador, a iniciativa também pode ser encarada como uma acção de formação no local de trabalho. Por outro lado, «a autarquia ganha também com esta acção, uma vez que estes estudantes podem suprir a necessidade de efectivos camarários em tempo de férias».

A autarquia conta ainda vir a atribuir mais 30 bolsas de estudo a alunos carenciados do seu concelho no próximo ano lectivo, podendo o seu valor vir a ser actualizado. Estas bolsas irão incluir alunos que estejam já a estudar ou que venham a ingressar nessa altura no ensino superior.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS