A taxa de integração profissional entre os alunos da ISCTE Business School é elevada e no caso dos finalistas de Gestão pode mesmo chegar aos 98%, no ano seguinte à conclusão das suas licenciaturas ou mestrados. Para Nádia Leitão, coordenadora do IBS Career Services, o centro de carreiras e integração profissional da ISCTE Business School, o resultado espelha a qualidade do ensino da instituição mas é também fruto de um investimento que tem vindo a ser reforçado anualmente na aproximação dos alunos às empresas, logo a partir do primeiro ano do curso.
“A experiência que temos diz-nos que os alunos que começam a estagiar desde cedo e que realizam logo a partir do primeiro ano da sua formação estágios profissionais, são mais fácil e rapidamente absorvidos pelo mercado”, explica acrescentando que esta aproximação entre os alunos e os recrutadores é o primeiro propósito do IBS Career Forum que quer promover a empregabilidade dos estudantes, mas quer sobretudo treiná-los para abordar o mercado.?A 13ª edição do IBS Career Forum arranca no campus do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa na próxima terça-feira, 2 de fevereiro, mas para os alunos a preparação para participar no evento já está a decorrer. Nádia Leitão garante que ninguém vai “às cegas” para o Fórum, tanto mais que estão várias centenas de oportunidades de trabalho em jogo.
Além de preparar ao pormenor a iniciativa, o IBS Career Services promove várias ações de sensibilização junto dos alunos, antes da realização do fórum, preparando-os para rentabilizar ao máximo a sua participação no evento e o contacto com os recrutadores. Questões práticas como as opções de vestuário a considerar, a preparação do pitch de apresentação às empresas e das suas páginas nas redes sociais (sobretudo no Linkedin), as perguntas que podem ser feitas e as que nunca devem ser colocadas, são trabalhadas com os alunos antes da realização do evento que este ano contempla algumas novidades.
?A primeira é a duplicação do número de empresas participantes que segundo a coordenadora atingiu este ano o número record de 61 recrutadores, nacionais e multinacionais, que vão dividir-se pelos dois dias de duração do evento. “O primeiro dia, 2 de fevereiro, será dedicado à Consultoria e Finanças e contará com a presença de empresas como a Accenture, Deloitte, BNP Paribas, CGI, Glintt, PwC, KPMG, Gfi, Andrade Gutierrez, Tecnocom, Korn Ferry, entre outras. O segundo dia será dedicado ao Marketing, Retail e Services, com algumas empresas a manterem-se nos dois dias como a Deloitte e a Ray Human Capital, mas também presenças como a Microsoft, EDP, L'Óreal, Mars, Vodafone, SIBS, Central de Cervejas, Calzedonia Group,, Nestlé, Sonae, Solvay”, explica Nádia Leitão.
?O evento vai manter o seu formato prático, privilegiando o contacto próximo entre candidatos e empresas, seja através dos formatos de speed interview, em que o candidato tem oportunidade de se apresentar às empresas, através das recruitment presentations, onde são as empresas quem apresenta as suas oportunidades de carreira aos candidatos ou o business breakfast que fomenta o networking entre os participantes. A edição deste ano, além de permitir aos cerca de 800 participantes esperados no fórum, participar em workshops práticos de gestão de carreira, dinâmicas de grupo e entrevistas, gestão da imagem pessoal e outras áreas de interesse no processo de recrutamento, terá também um elemento facilitador de todo o processo de candidaturas: a tecnologia.
O evento é de participação gratuita, mas inscrição obrigatória, “mesmo para a visita aos stands”, explica a coordenadora. Tudo porque pela primeira vez será utilizado o sistema Beamian, uma tecnologia que permite aos candidatos, munidos de um smartbadge de identificação pessoal (um dispositivo que lhes é entregue no momento de registo e que tem associadas a suas credenciais de Linkedin e CV e que assegurará a sua identificação junto dos recrutadores), realizar a sua candidatura de forma rápida junto de cada recrutador bastando para isso encostar o seu dispositivo de identificação ao beamer do recrutador, que estará colocado em cada um dos stands. Nádia Leitão salienta a relevância desta iniciativa para os alunos da instituição acrescentando que “mais de 40% dos alunos encontram aqui a sua primeira oportunidade de emprego ou estágio”.