Notícias

Eco-animação à moda do Norte

Tem 31 anos e trocou um emprego certo pela aventura de criar e gerir o seu próprio negócio na área da Educação Social. Carla Pinheiro é o exemplo vivo de quem empreende por convicção e vocação
22.05.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus
O projecto já vinha ganhando forma desde o ano 2000, mas Carla Pinheiro sempre acreditou que os 30 são um ponto de viragem e há coisas que só faz sentido concretizar nessa altura. Assim, em Março de 2007, a jovem troca o seu emprego de técnica superior de educação social, num estabelecimento prisional feminino no Norte do país, pela aventura de se lançar no mundo empresarial. Criou uma empresa de consultoria e formação em educação social e com ela o projecto Eco-Animação.

Tem como público-alvo não só clientes particulares mas também empresas, organizações não-governamentais (ONG), IPSS ou profissionais ligados à área das ciências sociais e humanas e gestão de pessoas. É que o conceito de negócio desenvolvido por Carla Pinheiro é amplo. A empresa que lidera tem como principal actividade a consultoria social e de responsabilidade social e a formação de profissionais ligados a estas áreas, mas não deixa de lado a organização de eventos e acções promocionais tendo sempre por base a transmissão do conceito de desenvolvimento sustentável.

Trata-se de unir o social ao ambiental, fomentando a consciência social e até empresarial já que a Eco-animação não mais é do que a animação socio-cultural recorrendo, contudo, à reutilização de materiais reutilizáveis em associação a técnicas de artes decorativas. Além de desenvolver ateliers de Eco-animação junto de crianças, Carla Pinheiro promove também dentro da mesma lógica serviços de consultoria de «team building» para empresas.

A organização que lidera assegura trabalho permanente a apenas uma pessoa (nesta fase), mas sazonalmente recorre a colaboradores em função das necessidades do mercado. O conceito surgiu “a partir da vontade de criar e desenvolver uma ideia inovadora entre o social e o ambiental com possibilidade de gerir, entre outros, recursos humanos”, explica a empresária.

É exactamente neste âmbito que surge a Eco-Animação. A empresa está ainda em fase de «start-up», mas o arranque enfrentou alguns obstáculos que Carla Pinheiro teve de ultrapassar, nomeadamente “a descrença generalizada na ideia de criar um negócio nesta área que muitos apontam como a de maior número de desempregados no país”, revela. Entraves que transpôs com persistência e determinação e também muita cautela no investimento inicial.

A empresária arrancou a sua empresa investindo apenas o montante necessário para a aquisição dos materiais consumíveis. “Quando arrancámos, entre Março e Novembro, testámos diferentes públicos entre ONG e IPSS e organizámos também «workshops» para particulares”, explica Carla, que adianta ainda que “no primeiro trimestre de 2008 recuperámos metade do investimento inicial”.

À luz deste crescimento sustentado, a empresária espera alargar o seu negócio do Porto para o resto do país e acredita que “o restante valor do investimento será recuperado a curto/ médio prazo, uma vez que temos uma carteira de clientes em clara expansão”. Desde o início do projecto, Carla Pinheiro estabeleceu parcerias em diversas áreas no sentido de oferecer um serviço mais completo aos clientes. A empresária não abre mão de uma estratégia de “crescimento com solidez” e prevê a entrada de novos parceiros para o seu negócio a médio/longo prazo, sempre em função das necessidades do mercado.

Carla Pinheiro defende que, para criar um negócio de sucesso, “mais do que acreditar na ideia é preciso fazer dela algo rentável e durável no tempo”, e para isso é necessário “conhecer o mercado”. Além deste projecto, a empresária tem em mente um investimento estruturado na área da reinserção social, mas não se deixa deslumbrar. É que, como enfatiza, “um negócio só acontece se as partes envolvidas criarem sinergia. Tudo tem de ser medido à luz das necessidades do cliente”.

BI Empresarial

Nome: Eco-animação
Fundadores: Carla Pinheiro
Sede: Porto
Área de Actividade: Consultoria e formação em educação social
Início de actividade: Março de 2007
Investimento inicial: Apenas o valor dos materiais consumíveis utilizados nas acções
Público-alvo: Empresas, ONG, IPSS, profissionais das ciências sociais e humanas e particulares
Postos de trabalho criados: um fixo e quatro colaboradores sazonais
Ambições futuras: Alargar a actividade da empresa a todo o país, à luz de um modelo de crescimento sustentado e ponderado
Sítio: http://consultoriaemeducacaosocial.blogspot.com





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS