Notícias

Em busca do talento nacional

A Accenture acaba de lançar um programa com o objectivo de detectar e recrutar para os seus quadros os melhores talentos nacionais
22.05.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas

A Accenture acaba de lançar um programa para caçar talentos. Dirigida a estudantes no último ano de mestrado dos cursos de engenharia informática, a iniciativa contempla um período formativo e a hipótese de vir a integrar os quadros da consultora. Com esta acção a empresa espera vir a contratar 50 novos colaboradores até 2009.

O ‘Accenture Talent Program: Step Into the Future' foi concebido para promover uma maior aproximação entre os estudantes universitários e o mundo profissional. Os talentos seleccionados vão participar em «workshops» — que serão ministrados por profissionais da consultora — cujos conteúdos serão baseados em «case studies», nacionais e internacionais. Este método foi preparado para conferir uma abordagem prática ao mercado, de forma a alargar os horizontes dos estudantes e auxiliá-los no desenvolvimento de competências complementares às adquiridas no curso.

A selecção dos alunos para esta primeira edição já decorreu e, ao todo, a Accenture recebeu 75 candidaturas. Destas foram seleccionados 15 e a sessão inaugural decorreu no dia 20 deste mês. Os candidatos foram seleccionados de acordo com a sua média — mais de 15 valores — e testes realizados para o efeito. O processo decorreu apenas em Lisboa, mas nas próximas edições será alargado a outros locais. “O objectivo deste programa é recrutar talentos”, refere Susana Mata, «partner» responsável pela área Accenture Technology Solutions e coordenadora do programa. O ‘Step Into the Future' é composto por seis sessões de meio dia e periodicidade mensal. No final, os estudantes terão mais duas semanas de formação intensiva, após as quais poderão vir a ser convidados a integrar os quadros da Accenture. “Além de detectar possíveis talentos para reforçar as nossas equipas, este programa permite que os estudantes possam usufruir de uma experiência enriquecedora para o seu futuro profissional”, acrescenta Susana Mata.

Para já, o programa dirige-se apenas a engenharia informática, mas o objectivo é alargá-lo a alunos de gestão em igual período de formação académica. A primeira edição contempla apenas 15 alunos, mas haverá outras, pois até 2009 a empresa quer contratar cerca de 50 jovens através deste programa.

“Acreditamos que esta é uma oportunidade única. Fazemos uma aposta muito forte nas áreas tecnológicas e pretendemos contar com as melhores jovens promessas e talentos”, explica Manuel Mira Godinho, «partner» da Accenture responsável pela área de Systems Integration e Technology. Acredita ainda que trabalhar nesta consultora pode ser um desafio e proporcionar uma carreira internacional a muitos destes jovens talentos. Só no último ano e de acordo com Ana Bernardes, responsável pela área de recrutamento, a Accenture admitiu cerca de 300 novos colaboradores.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Advogado

Anónimo

Advogado

Anónimo

asesor económico/comercial

Embajada en Lisboa