Notícias

Como causar uma primeira boa impressão

Os primeiros minutos de uma reunião são decisivos. Quer se trate de uma reunião de trabalho ou de uma entrevista de emprego, a regra é a mesma: em apenas cinco minutos, um bom interlocutor consegue fazer uma radiografia completa da pessoa que tem à frente. A boa, ou má notícia, é que mesmo que a radiografia não corresponda à realidade, a primeira impressão que se tira de uma pessoa dificilmente mudará. Aprenda a treinar este momento decisivo.
11.11.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Já é sobejamente conhecido o velho ditado “você não tem duas oportunidades de causar uma primeira boa impressão”. E não tem mesmo. Causar um bom impacto nos outros é determinante para qualquer profissional, quer se trate de alguém já com uma carreira experiente ou um jovem em busca do primeiro emprego. E para muitos esta teoria é puro senso comum, a Universidade de Princeton tornou-o científico ao estudar aquele microsegundo em que dois interlocutores se encontram pela primeira vez. O psicólogo Alex Todorov e Janine Willis, licenciada pela Universidade de Princeton conduziram um estudo onde colocaram várias pessoas a visualizar os primeiros segundos de vídeos de candidatos políticos e concluíram que em 70% dos casos, as pessoas conseguiram prever corretamente quem ganharia as eleições só com base naqueles primeiros segundos de análise. Transpondo o estudo para o universo profissional, a realidade é a mesma. Com feito, os primeiros segundos ou minutos de um contacto presencial, por mais informal que seja, têm um impacto imediato mas também a longo prazo no relacionamento dos interlocutores. Garantir que as pessoas retiram de si a imagem certa é um desafio e nenhum profissional quer passar uma ideia de falsidade. Neste, tal como em todos os outros primeiros encontros, há que entrar com o pé direito. E para os especialistas não é difícil alcançar bons resultados nesta matéria. A aparência é tudo. Se quer preparar um primeiro encontro profissional ao detalhe e pormenor, acautelando que nada falhe, então a roupa e a apresentação devem ser a sua primeira preocupação. Do que tem vestido e calçado, aos acessórios e maquilhagem que usa, tudo conta na primeira imagem que os outros têm de si. Não cometa exageros e procure perceber a imagem que os outros retiram de si com a roupa que escolheu usar, antes. Ter consciência que tem uma linguagem corporal que também fala por si é, igualmente, importante e crucial para causar uma boa primeira boa impressão. Tudo, desde a sua postura à forma como se move, mostra um pouco de si podendo revelar aspetos que não ser benéficos, como insegurança, tensão ou nervosismo. Pode treinar eliminar estes riscos filmando-se e analisando a sua linguagem corporal antes do grande desafio. A intenção do encontro é outro dos fatores que não deve descuidar. A primeira coisa que deve fazer para causar uma primeira boa impressão é estar consciente da intenção que tem com o encontro, dos objetivos que quer alcançar e saber transmiti-lo ao outro interlocutor. Uma consciência que é particularmente importante quando se trata de eventos em grande escala, como conferências ou eventos de networking onde se conhece muita gente. É importante determinar o tipo de pessoa que quer conhecer e focar a sua energia nesse sentido. Escolher bem o dia é igualmente importante. Se você estiver em dia não, deprimido ou ansioso, o seu estado de espírito vai passar imediatamente para as pessoas com quem interagir e a teoria da “primeira boa impressão” cai por terra. Escolha bem as oportunidades e jogue o seu melhor trunfo que é mostrar-se uma pessoa, simultaneamente, interessada e interessante.


OUTRAS NOTÍCIAS
Um negócio na área da educação

Um negócio na área da educação


Foi durante uma viagem ao Brasil para a apresentação de um projeto conjunto que Marco Coelho e Nuno Rodrigues começaram a discutir ideias que gostariam de implementar. De regresso...

Seis Start-ups no mais antigo prémio do país

Seis Start-ups no mais antigo prémio do país


O galardão que já distinguiu empresas como a Critical Software, a Croestaminal, a Central Casa, Biosurfit, Active Space Technologies, entre muitos outros, prepara-se para dar a conhecer ...

OutSystems lança academia

OutSystems lança academia


As metodologias Agile são cada vez mais procuradas por empresas e organizações para o desenvolvimento de aplicações internas e software empresarial. Em todo o mundo, grande parte das empresas integrad...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS