O Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (Cincork) e a Universidade de Aveiro uniram-se para preparar os gestores da fileira da cortiça para uma metodologia de gestão lean. As duas instituições são parceiras do Programa Avançado de Lean Management na Fileira da Cortiça que arranca em setembro deste ano. “O objetivo é apoiar gestores e organizações nos desafios diários de melhoria das suas operações”, explica Rui Cardoso, diretor do Cincork. O programa, com data de início agenda para 20 de setembro, surge como um complemento do Programa Avançado em Gestão Industrial na Fileira da Cortiça, lecionado no ano passado, também em parceria com a Universidade de Aveiro.
O novo curso terá uma duração total de 28 horas presenciais e será lecionado por professores da Universidade de Aveiro e pelo presidente da Academia Lean Portugal, Sérgio Caldeirinha. “O programa abarca os conhecimentos básicos do Lean Management, alinhado com as melhores práticas internacionais na área da formação do Lean Management, de uma forma sistemática e cria uma base para um auto aprofundamento futuro por parte dos participantes”, explica Rui Cardoso.
Segundo o diretor do Cincork, “o objetivo é criar um programa de desenvolvimento que ajude as organizações nos seus desafios de melhoria das suas operações, ajude os participantes a desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para que possam apoiar as suas organizações, contribuindo para o êxito dos programas de melhoria contínua e para que haja transferência de conhecimento prático para as empresas”.
Ao longo das oito sessões do curso – que decorrerão entre 20 de setembro e 13 de outubro – serão trabalhados conteúdos como os princípios do pensamento lean, o trabalho standartizado, as ferramentas básicas da qualidade, a identificação de problemas e a orientação para a sua resolução, entre outras questões. A metodologia seguirá uma articulação entre momentos expositivos e a realização de exercícios práticos.
O Lean Management é uma filosofia de gestão empresarial que tem como objetivo principal criar valor para a empresa e, indiretamente, para os seus clientes, a partir da redução de desperdícios. Ou seja, trata-se de otimizar nas organizações um modelo de gestão que aposta na melhoria da sua produtividade, “através da redução ou eliminação de custos e da sua circunscrição às atividades que acrescentem de facto valor”, realça a organização. Entre os potenciais destinatários deste programa avançado estão empresas interessadas em melhorar a sua competitividade e pessoas que pretendam adquirir formação na área da melhoria contínua.