Notícias

Cincork quer por a filosofia lean a revolucionar a cortiça

Cincork quer por a filosofia lean a revolucionar a cortiça

O Cincork e a Universidade de Aveiro querem apoiar líderes e profissionais do sector da cortiça a otimizar os seus modelos de gestão e a sua produtividade. O primeiro Programa Avançado de Lean Management na Fileira da Cortiça arranca em setembro.

01.07.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



O Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (Cincork) e a Universidade de Aveiro uniram-se para preparar os gestores da fileira da cortiça para uma metodologia de gestão lean. As duas instituições são parceiras do Programa Avançado de Lean Management na Fileira da Cortiça que arranca em setembro deste ano. “O objetivo é apoiar gestores e organizações nos desafios diários de melhoria das suas operações”, explica Rui Cardoso, diretor do Cincork. O programa, com data de início agenda para 20 de setembro, surge como um complemento do Programa Avançado em Gestão Industrial na Fileira da Cortiça, lecionado no ano passado, também em parceria com a Universidade de Aveiro.

O novo curso terá uma duração total de 28 horas presenciais e será lecionado por professores da Universidade de Aveiro e pelo presidente da Academia Lean Portugal, Sérgio Caldeirinha. “O programa abarca os conhecimentos básicos do Lean Management, alinhado com as melhores práticas internacionais na área da formação do Lean Management, de uma forma sistemática e cria uma base para um auto aprofundamento futuro por parte dos participantes”, explica Rui Cardoso.

Segundo o diretor do Cincork, “o objetivo é criar um programa de desenvolvimento que ajude as organizações nos seus desafios de melhoria das suas operações, ajude os participantes a desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para que possam apoiar as suas organizações, contribuindo para o êxito dos programas de melhoria contínua e para que haja transferência de conhecimento prático para as empresas”.

Ao longo das oito sessões do curso – que decorrerão entre 20 de setembro e 13 de outubro – serão trabalhados conteúdos como os princípios do pensamento lean, o trabalho standartizado, as ferramentas básicas da qualidade, a identificação de problemas e a orientação para a sua resolução, entre outras questões. A metodologia seguirá uma articulação entre momentos expositivos e a realização de exercícios práticos.

O Lean Management é uma filosofia de gestão empresarial que tem como objetivo principal criar valor para a empresa e, indiretamente, para os seus clientes, a partir da redução de desperdícios. Ou seja, trata-se de otimizar nas organizações um modelo de gestão que aposta na melhoria da sua produtividade, “através da redução ou eliminação de custos e da sua circunscrição às atividades que acrescentem de facto valor”, realça a organização. Entre os potenciais destinatários deste programa avançado estão empresas interessadas em melhorar a sua competitividade e pessoas que pretendam adquirir formação na área da melhoria contínua.



OUTRAS NOTÍCIAS
AKI recruta nova geração de líderes

AKI recruta nova geração de líderes


A presença do grupo AKI em Portugal está a crescer. A empresa de distribuição de bricolage anunciou em março deste ano que investiria €100 milhões para d...

Randstad quer contratar 180 para contact centre a Norte

Randstad quer contratar 180 para contact centre a Norte


A multinacional de recursos humanos Randstad vai instalar em Viana do Castelo um contact centre. O novo centro de atendimento da empresa assegurá o atendimento em língua francesa no &aci...

Onde estão os cursos com desemprego zero?

Onde estão os cursos com desemprego zero?


Entre o ano letivo de 2010/11 e o de 2013/14, a Universidade Católica Portuguesa formou 80 mestres em Teologia. Segundo as contas da Direção-geral de Ensino Superior (DGES), est&a...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS