Notícias

Ciência nacional ao serviço da medicina

Ciência nacional ao serviço da medicina

O sistema de mapeamento imagiológico não invasivo da zona torácica, criado por uma equipa de seis investigadores portugueses foi distinguido pela Fundação Altran, no âmbito do seu prémio para a Inovação. O projeto IBICardioRotors, na área da telemedicina, está em fase de implantação no mercado e segundo os seus fundadores poderá gerar um impacto significativo nos procedimentos clínicos atuais de tratamento da fibrilhação auricular.

06.02.2015


  PARTILHAR



Por detrás da tecnologia do projeto IBICardioRotors, promovido pela stratup portuguesa IBITron, está uma equipa de seis elementos onde se somam engenheiros, médicos e fisiologistas, todos com percursos consolidado na área académica ou clínica.

Bruno Gil, Raúl Martins, Mário Oliveira, Sérgio Laranjo, Isabel Rocha e Cristiano Tavares dos Santos uniram-se em 2013 em torno de um projeto focado na área da telemedicina e pensado para colocar o conhecimento ao serviço da vida humana. A face mais visível da sua atuação foi a criação do protótipo do colete IBICardioRotors que permite o mapeamento imagiológico 3D para localização de correntes elétricas espirais anormais do tecido cardíaco, viabilizando assim a monitorização dos ritmos cardíacos em ambos os seus estados (normal ou em arritmia), em situações de cirurgia, internamento ou ambulatório.

?Segundo a equipa, “os elementos da IBITron têm competência para atuar no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à medicina e biologia, bem como para atuar como consultores nesta área”. Um posicionamento que não invalida o alargamento da área de intervenção da equipa para outros segmentos, ainda que a prioridade seja consolidar primeiro as áreas e projetos em que apostaram no lançamento da empresa cujo público-alvo se mantém centrado nas unidades de saúde, universidades e outras empresas ligadas à área da biomedicina.?Criada em pleno contexto de crise, a empresa resultou da convicção dos empreendedores de que as suas competências técnicas seriam suficientes para debelar quaisquer efeitos de uma conjuntura económica adversa.

A aposta veio a revelar-se certeira, ainda que a startup esteja ainda em processo de consolidação no mercado. “O projeto IBICardioRotors está em fase de acabamento e validação do primeiro protótipo eletrónico”, relembram os mentores do projeto que por agora assegura apenas emprego aos fundadores. ?Focada no crescimento do projeto e na sua expansão, a equipa acredita que a distinção agora alcançada junto da Fundação Altran poderá potenciar a divulgação do projeto junto do seu público e abrir portas a novas oportunidades. “As conjunturas adversas têm sempre janelas de oportunidade. Basta que as ideias sejam bem avaliadas e trabalhadas e o risco bem calculado”, reforçam.

Promotores:?
Bruno Gil?
Raúl Martins?
Mário Oliveira?
Sérgio Laranjo?
Isabel Rocha?
Cristiano Tavares dos Santos?

Área de atuação: 
A IBITRON - Innovative Bioscience Instrumentation desenvolve soluções tecnológicas aplicadas à medicina e à biologia, prestando também serviços de consultoria nestas áreas.

Data de criação:
Julho de 2013.

Empregos criados:
A startup está neste momento em fase de lançamento do projeto IBICardioRotors e assegura, nesta fase, emprego apenas aos seis fundadores.

Público-alvo:
Unidades de saúde, universidades e outras empresas que atuem na área da medicina e biomedicina.??

Investimento inicial:
?
A equipa não divulga o investimento inicial no projeto, mas adianta que o lançamento do negócio beneficiou de um investimento do QREN.??

Estratégia de expansão:?
“A diversificação é um objetivo, há no entanto que consolidar primeiro as áreas e projetos em que apostámos no início e que foram o suporte para a construção da IBITRON”, explicam os fundadores.??

Página online:?
www.ibitron.pt



OUTRAS NOTÍCIAS
UNIT4 inaugura centro de nearshore e contrata 100

UNIT4 inaugura centro de nearshore e contrata 100


O investimento da UNIT4 em Portugal para a criação do seu novo centro de serviços global, orçado em 40 milhões de euros, viabilizará a criação d...

O desafio de uma carreira na segurança

O desafio de uma carreira na segurança


Há 15 anos que José Lourenço está focado na gestão de Recursos Humanos dos cerca de sete mil profissionais que integram a equipa da Prosegur em Portugal. Com um perc...

Grupo Endutex com vagas para hotelaria

Grupo Endutex com vagas para hotelaria


O primeiro destes projetos, o de Matosinhos, vai abrir em junho deste ano e em março inicia-se o recrutamento, com 12 vagas para áreas como receção, limpeza, departamento d...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS