Por detrás da tecnologia do projeto IBICardioRotors, promovido pela stratup portuguesa IBITron, está uma equipa de seis elementos onde se somam engenheiros, médicos e fisiologistas, todos com percursos consolidado na área académica ou clínica.
Bruno Gil, Raúl Martins, Mário Oliveira, Sérgio Laranjo, Isabel Rocha e Cristiano Tavares dos Santos uniram-se em 2013 em torno de um projeto focado na área da telemedicina e pensado para colocar o conhecimento ao serviço da vida humana. A face mais visível da sua atuação foi a criação do protótipo do colete IBICardioRotors que permite o mapeamento imagiológico 3D para localização de correntes elétricas espirais anormais do tecido cardíaco, viabilizando assim a monitorização dos ritmos cardíacos em ambos os seus estados (normal ou em arritmia), em situações de cirurgia, internamento ou ambulatório.
?Segundo a equipa, “os elementos da IBITron têm competência para atuar no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à medicina e biologia, bem como para atuar como consultores nesta área”. Um posicionamento que não invalida o alargamento da área de intervenção da equipa para outros segmentos, ainda que a prioridade seja consolidar primeiro as áreas e projetos em que apostaram no lançamento da empresa cujo público-alvo se mantém centrado nas unidades de saúde, universidades e outras empresas ligadas à área da biomedicina.?Criada em pleno contexto de crise, a empresa resultou da convicção dos empreendedores de que as suas competências técnicas seriam suficientes para debelar quaisquer efeitos de uma conjuntura económica adversa.
A aposta veio a revelar-se certeira, ainda que a startup esteja ainda em processo de consolidação no mercado. “O projeto IBICardioRotors está em fase de acabamento e validação do primeiro protótipo eletrónico”, relembram os mentores do projeto que por agora assegura apenas emprego aos fundadores. ?Focada no crescimento do projeto e na sua expansão, a equipa acredita que a distinção agora alcançada junto da Fundação Altran poderá potenciar a divulgação do projeto junto do seu público e abrir portas a novas oportunidades. “As conjunturas adversas têm sempre janelas de oportunidade. Basta que as ideias sejam bem avaliadas e trabalhadas e o risco bem calculado”, reforçam.
Promotores:?
Bruno Gil?
Raúl Martins?
Mário Oliveira?
Sérgio Laranjo?
Isabel Rocha?
Cristiano Tavares dos Santos?
Área de atuação:
A IBITRON - Innovative Bioscience Instrumentation desenvolve soluções tecnológicas aplicadas à medicina e à biologia, prestando também serviços de consultoria nestas áreas.
Data de criação:
Julho de 2013.
Empregos criados:
A startup está neste momento em fase de lançamento do projeto IBICardioRotors e assegura, nesta fase, emprego apenas aos seis fundadores.
Público-alvo:
Unidades de saúde, universidades e outras empresas que atuem na área da medicina e biomedicina.??
Investimento inicial:?
A equipa não divulga o investimento inicial no projeto, mas adianta que o lançamento do negócio beneficiou de um investimento do QREN.??
Estratégia de expansão:?
“A diversificação é um objetivo, há no entanto que consolidar primeiro as áreas e projetos em que apostámos no início e que foram o suporte para a construção da IBITRON”, explicam os fundadores.??
Página online:?
www.ibitron.pt