Notícias

Bragança estimula iniciativa

28.05.2004


  PARTILHAR





Cátia Mateus

O INSTITUTO Politécnico de Bragança (IPB) quer estreitar a relação, muitas vezes problemática, entre ensino e iniciativa empresarial. Para tal, a instituição tem neste momento em estudo um novo modelo de ensino que aposta essencialmente na aplicação prática, pela via da criação de empresas, dos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico.


O conceito é simples: colocar em prática um modelo de formação em que o empreendedorismo é parte integrante e onde os alunos desenvolvem, durante o seu percurso académico, ideias para novos investimentos e empresas que posteriormente deverão colocar em prática.

A instituição compromete-se a dar ao estudante todo o apoio em matéria de estruturação da ideia e execução dos projectos, nomeadamente, através da negociação de capital de risco junto da banca para as melhores iniciativas empresariais.

Para o docente Francisco Cepeda, apesar de simples "este conceito será um importante contributo para a região, enquanto embrião de novas iniciativas empresariais no nordeste transmontano".

O professor catedrático, especializado em desenvolvimento regional, acredita que este novo modelo de ensino em estudo é a estratégia adequada para a renovação do tecido empresarial de Bragança. A iniciativa permitirá ainda fomentar a inovação e contribuir para a criação de emprego entre os formados pelo IPB.

A concretizar-se este projecto, o instituto estaria não só a apoiar os seus estudantes na criação do próprio emprego, mas também a dar um forte contributo para a modernização e inovação do tecido empresarial da região, combatendo a sua "ausência de capacidade empresarial". Pelo que, para Francisco Cepeda, "se aparecessem duas ou três empresas por ano era um bom saldo".

Entre os sectores da região que para o docente estão subaproveitados em matéria empresarial, merecem destaque alguns produtos de excelência como o fumeiro e o azeite, associados a condições ambientais fabulosas e à complementaridade com o Douro.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS