O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) conta desde o final do ano passado com uma bolsa de emprego online. O objectivo é aumentar a empregabilidade dos alunos e diminuir o tempo de integração no primeiro emprego.
A bolsa funciona em www.emprego.ipportalegre.pt . Pedro Ranheta, coordenador da iniciativa conta que «com este projecto pretendemos concentrar todas as ofertas de emprego que o IPP recebe» . Acrescenta ainda que a prioridade é encontrar empresas que possam absorver os alunos de diferentes áreas de formação, como saúde, engenharia, turismo, entre outras, e que o espaço é aberto a qualquer pessoa, mesmo sem qualquer relação com o instituto. Para além do aumento da empregabilidade o IPP pretende ainda com esta bolsa «aproximar as empresas do mundo académico e entender quais as suas preocupações e necessidades a todos os níveis, não só no que respeita à formação dos alunos» , refere Pedro Ranheta.
Desde a sua criação a bolsa já recebeu mais de dez ofertas de emprego, sendo que uma delas apresentava três vagas na área da informática. «Para o primeiro mês de actividade estamos com saldo positivo. Estamos no início e começamos a entender o mercado, as necessidades das empresas e em que áreas têm maiores dificuldades» , frisa o coordenador do projecto. As empresas registam a sua oferta na bolsa e depois desta ser validada, os candidatos disponíveis na área recebem esta mesma oferta por email. Nesse email segue um link que lhes permite responder à oferta de emprego. Por seu lado as empresas que colocaram as ofertas, podem receber dentro de minutos um vasto leque de currículos de candidatos.
Tendo em conta que esta bolsa de emprego está aberta aos alunos do IPP e à população em geral, Pedro Ranheta considera que «vamos certamente ter alguma importância na empregabilidade da população em geral» .