Notícias

Beira Interior forma técnicos profissionais

29.08.2003


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A UNIVERSIDADE da Beira Interior (UBI), preocupada com a falta de técnicos especializados nas indústrias da região, vai lançar cursos de especialização tecnológica para jovens que não pretendem seguir o ensino superior.

Trata-se de formação pós-secundárias não superiores destinadas a alunos que finalizem o 12º ano de escolaridade.

De acordo com Luís Carrilho Gonçalves, vice-reitor da UBI, este projecto vai tentar minimizar a falta de técnicos com qualificações pós-secundárias, de componentes tecnológicas existentes no tecido industrial e de serviços.

Além disso, este responsável revela ainda que esta iniciativa vai envolver a universidade, as escolas secundárias, as empresas e especialistas a trabalhar na região em matéria de formação.

"Pretendemos proporcionar uma terceira via de formação tecnológica para o mercado de trabalho", explica o vice-reitor.

Na verdade, Luís Carrilho adianta que já existe uma experiência anterior, "a Associação para a Formação Tecnológica na Beira Interior (AFTEBI), envolvendo o Citeve, empresas e Câmaras Municipais, a funcionar desde 1997, também já faz este tipo de formação".

Mas a UBI verificou que existe alguma carência de profissionais na área da informática, gestão de informática, multimédia, electrotecnia, daí a necessidade dos cursos de especialização tecnológica.

"Actualmente, a indústria está rendida às novas tecnologias e mesmo as empresas fazem questão de estarem presentes na internet, contudo faltam os técnicos especialistas nestas áreas", salienta o responsável.

Os cursos ministrados serão nas áreas das tecnologias da informação e comunicação, das ciências empresariais e da electrónica e automação.

As escolas secundárias de Frei Heitor Pinto e Campos Melo na Covilhã e a Escola Secundária do Fundão aderiram ao projecto e através destes cursos os alunos podem obter um diploma de especialização.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Advogado

Anónimo

Advogado

Anónimo

asesor económico/comercial

Embajada en Lisboa