Notícias

Banca foi o segundo maior recrutador

Banca foi o segundo maior recrutador

A banca nacional já viveu momentos mais estáveis, mas apesar de nos últimos anos ter perdido um número significativo de profissionais e dos despedimentos nos grandes grupos financeiros continuarem a assombrar os trabalhadores, sector mantém as contratações e no último mês foi mesmo o segundo na lista dos que mais divulgaram novas oportunidades de trabalho no Expresso Emprego.

10.12.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Numa entrevista recente ao Expresso Emprego Paulo Marcos, presidente do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNTQB), fazia contas às “vítimas” da crise da banca nacional: nos últimos anos a banca portuguesa reduziu cerca de dois mil efetivos a cada ano. “Este ano, o número deverá ser superior e abranger três mil profissionais”, adiantou ao Expresso. O cenário para o próximo ano não se prevê mais animador, com a Caixa Geral de Depósitos a avançar necessidade de redução de quadros. Mas apesar disso, o sector continua a ir ao mercado e contratar. No último mês de novembro, foi mesmo o segundo sector mais dinâmico na divulgação de ofertas de emprego através do Expresso Emprego.

Das 2664 oportunidades de emprego divulgadas durante o mês de novembro através das plataformas de emprego do Expresso – versão impressa e online em Expressoemprego.pt – 403 provinham de empresas do sector das engenharias (nas suas várias especialidades) e 318 tinham na base empresas do sector da Banca, Seguros e Área Financeira. O sector destronou mesmo o das Tecnologias de Informação que, tipicamente, se posiciona como o segundo maior gerador de oportunidades de emprego, logo a seguir às engenharias, e que no último mês se viu empurrado para a terceira posição da tabelas dos maiores recrutadores, com 286 oportunidades divulgadas.

Mas que profissionais procuram afinal as empresas do sector da Banca, Seguros e Área Financeira? A análise às ofertas divulgadas durante o último mês apontam para um reforço das posições comerciais associadas ao sector, mas também de posições mais especializadas como controllers, contabilistas, diretores financeiros, economistas, analistas de crédito e risco, auditores, fiscalistas e até de juristas ou especialistas em tecnologias de informação para o sector.

Pese embora a ligeira redução na procura de profissionais registada no último mês, as Tecnologias de Informação continuam a ser, de forma inquestionável, um líder na criação de emprego em Portugal. De resto, a tecnológica Siemens posicionou-se em novembro como o maior recrutador do Expresso Emprego, em número de ofertas divulgadas.

Quem recruta mais*
A tecnológica Siemens que anunciou recentemente a contratação de 109 profissionais para reforçar o seu Lisbon Hub, o centro de tecnologias de informação que tem instalado em Lisboa, foi a grande recrutadora do Expresso Emprego no último mês. Do top 10 dos principais recrutadores fazem ainda parte empresas como a Aviation Power, a Efacec, o Grupo Entreposto entre outros.

1º Siemens
2º Aviation Power
3º Era Expo/ Olivais
4º agap2it
5º CATRIENE
6º Efacec
7º CAISL – Carlucci American International School of Lisbon
8º TEIFIL
9º Grupo Entreposto
10º Grupo NORS



OUTRAS NOTÍCIAS
Nova SBE vai treinar bons negociadores

Nova SBE vai treinar bons negociadores


Foi pensado para quem quer “fechar melhores negócios” e faz parte do leque de cursos de formação executiva da Nova SBE. A escola de gestão vai iniciar em janeir...

Uniplaces prepara 90 contratações

Uniplaces prepara 90 contratações


Tem 32 anos, oito de carreira e no currículo cargos como a direção de Recursos Humanos da Grupon, em São Paulo (Brasil), ou o Minsitério dos Negócios Estrange...

Siemens recruta 109 para hub de TI

Siemens recruta 109 para hub de TI


A tecnológica Siemens anunciou a contratação de 109 novos colaboradores para reforçar o Lisbon HUB de Tecnologias de Informação, que a empresa detém em...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS