Numa entrevista recente ao Expresso Emprego Paulo Marcos, presidente do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNTQB), fazia contas às “vítimas” da crise da banca nacional: nos últimos anos a banca portuguesa reduziu cerca de dois mil efetivos a cada ano. “Este ano, o número deverá ser superior e abranger três mil profissionais”, adiantou ao Expresso. O cenário para o próximo ano não se prevê mais animador, com a Caixa Geral de Depósitos a avançar necessidade de redução de quadros. Mas apesar disso, o sector continua a ir ao mercado e contratar. No último mês de novembro, foi mesmo o segundo sector mais dinâmico na divulgação de ofertas de emprego através do Expresso Emprego.
Das 2664 oportunidades de emprego divulgadas durante o mês de novembro através das plataformas de emprego do Expresso – versão impressa e online em Expressoemprego.pt – 403 provinham de empresas do sector das engenharias (nas suas várias especialidades) e 318 tinham na base empresas do sector da Banca, Seguros e Área Financeira. O sector destronou mesmo o das Tecnologias de Informação que, tipicamente, se posiciona como o segundo maior gerador de oportunidades de emprego, logo a seguir às engenharias, e que no último mês se viu empurrado para a terceira posição da tabelas dos maiores recrutadores, com 286 oportunidades divulgadas.
Mas que profissionais procuram afinal as empresas do sector da Banca, Seguros e Área Financeira? A análise às ofertas divulgadas durante o último mês apontam para um reforço das posições comerciais associadas ao sector, mas também de posições mais especializadas como controllers, contabilistas, diretores financeiros, economistas, analistas de crédito e risco, auditores, fiscalistas e até de juristas ou especialistas em tecnologias de informação para o sector.
Pese embora a ligeira redução na procura de profissionais registada no último mês, as Tecnologias de Informação continuam a ser, de forma inquestionável, um líder na criação de emprego em Portugal. De resto, a tecnológica Siemens posicionou-se em novembro como o maior recrutador do Expresso Emprego, em número de ofertas divulgadas.
Quem recruta mais*
A tecnológica Siemens que anunciou recentemente a contratação de 109 profissionais para reforçar o seu Lisbon Hub, o centro de tecnologias de informação que tem instalado em Lisboa, foi a grande recrutadora do Expresso Emprego no último mês. Do top 10 dos principais recrutadores fazem ainda parte empresas como a Aviation Power, a Efacec, o Grupo Entreposto entre outros.
1º Siemens
2º Aviation Power
3º Era Expo/ Olivais
4º agap2it
5º CATRIENE
6º Efacec
7º CAISL – Carlucci American International School of Lisbon
8º TEIFIL
9º Grupo Entreposto
10º Grupo NORS